Mulheres Poderosas no Mundo dos Negócios

Tempo de leitura: 10 minutos

Mulheres poderosas é um assunto recorrente aqui no blog. Já tratamos da comunicação, de elementos que valorizam sua presença. Falamos de sedução, como também temos palestra no Workshop Online sobre as Mensagens Não Verbais do Corpo Feminino.

Quais os recursos utilizados pelas mulheres para que se tornem poderosas no mundo dos negócios?

Como elas se projetam diante das situações?

Será que qualquer mulher pode utilizar essas dicas e assim transmitir uma imagem de poder e confiança para outras pessoas?

Se você deseja saber se isso é possível, continue lendo esse artigo.

Mulheres Poderosas No Mundo Dos Negócios

Quais características tem essas mulheres poderosas quando o assunto é, negócios? É possível identificar uma mulher poderosa através de que meios?

Você é uma mulher poderosa? Quais são suas referências de mulheres poderosas?

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, não poderíamos deixar passar sem antes dar um presente à você, mulher que acredita que pode contribuir para um mundo melhor e merece muito mais.

Cérebro multitarefa

O cérebro humano foi treinado ao longo da evolução para procurar algo novo e que se destaque,  que seja atrativo e instigue. E as mulheres levam uma vantagem nesse quesito, pelo fato de seu cérebro ter sido concebido para desempenhar múltiplas tarefas.

Cérebro Feminino
Crédito: Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Há um número muito maior de conexões entre os hemisférios esquerdo e direito, o que ajuda a equilibrar simultaneamente tarefas ligadas à emoções, lógicas, afazeres domésticos, pessoas e profissionais.

Por esse motivo algumas funções que antes eram destinadas apenas aos homens, vem sendo desempenhadas com mais qualidade pelas mulheres.

Pensamento sistêmico

Se você ouvir discursos de líderes, verá que o foco não é o ‘EU’, mas o ‘Nós’. Mulheres levam vantagem nisso também, já que o cérebro feminino foi condicionado a pensar no coletivo. Líderes femininas conseguem pensar no que é bom para a comunidade.

Se você ouvir discurso de grandes líderes e personalidades que são vistas como mulheres poderosas, ouvirá na maioria dos discursos, referências ao todo.

Criação de empatia

Que as mulheres são mais emotivas que os homens, isso não é nenhuma novidade, mas não se engane achando que os homens não possuem emoção. A verdade é que mulheres são mais expressivas, é por esse motivo que são vistas como choronas e frágeis em algumas situações. O homem tende a ser mais firme e contido, devido a cultura pela qual foi criado e seu papel na natureza de que tinha de ser forte.

As mulheres, em especial as mães, tem uma grande capacidade de criar empatia facilmente. Elas observam o comportamento da outra pessoa e logo se conectam.

Capacidade de tomar decisões

Existe uma piada que o dia das mulheres era na realidade no dia 6 de março, mas por elas precisarem de 2 dias para se arrumarem, então passou para o dia 8. Não é novidade para ninguém que mulheres costumam se dedicar mais tempo na organização e na tomada de decisões.

Seja no shopping ao fazer compras ou em casa se arrumando para sair, as mulheres requerem um relógio mais lento e com mais horas do que os homens. Mas no mundo dos negócios essa não é uma escolha, já que decisões nem sempre serão tomadas dentro do seu tempo, mas dentro do contexto, situação e necessidades.

Mulheres poderosas sabem disso e por esse motivo, ao tomar decisões, conseguem mensurar o seu impacto com os seus super poderes de 360º e vão direto ao ponto.

Um exemplo de mulher poderosa do mundo dos negócios na ficção, que sugiro que você veja se ainda não viu, é a Jessica Pearson do seriado Suits.

Jessica Pearson

Jessica é sócia de um escritório de advocacia frequentado por tubarões de alto nível. Ela precisa lidar em um ambiente dominado por predadores famintos pelo sucesso, homens em sua maioria. A maneira como Jessica se adapta ao ambiente é uma aula para mulheres que almejam serem vistas como líderes poderosas. Apesar de se tratar de ficção, as lições tiradas não fogem tanto do cotidiano dos executivos de alto nível.

Linguagem Verbal

Muitas mulheres não são levadas a sério devido a prosódia – tom da voz que revela se estamos felizes, tristes ou entusiasmados.

Enquanto a voz do homem modula entre os 80 a 160Hz, o da mulher dobra, chegando nos 340Hz. Quanto mais alto a frequência, mais aguda é a voz. Timbre de voz mais grave com uma dicção firme, transmite poder, confiança e respeito. Basta ouvir a voz de um homem mais fina e outra de voz grossa para saber qual deles transmite mais confiança ao falar.

Saiba como as mulheres mais poderosas do mundo se comunicam nesse artigo

Naturalmente a voz masculina desempenha melhor esse papel, mas as mulheres poderosas desenvolvem outras habilidades para compor melhor a voz.

Características vocais das mulheres poderosas:

  • Dicção e Vocabulário: Sabendo projetar com firmeza em meio a toda delicadeza e sendo compassada de acordo com a necessidade. Ter um bom vocabulário é primordial, mas não necessariamente quer dizer que você precisa enfeitar o pavão, procurar termos complicados e confusos. Mulheres são vistas por serem prolixas e se estenderem demasiadamente em um assunto. Dicção e vocabulário prático e rico farão muita diferença.
  • Altura: Nem sempre falar baixo é sinal de educação. Se estamos falando de mundo dos negócios, esse é um sinal de submissão e fraqueza, o que não combina com mulheres poderosas. Isso não quer dizer que você precise gritar, mas calibrar sua altura vocal com a das outras pessoas que estão juntas à você.
  • Velocidade: Não atropelar as palavras, mas também não deixar os outros entediados! Antes de desenvolver sua própria identidade vocal, busque “copiar” a das outras pessoas com quem você está falando. Gostamos de ouvir pessoas que se parecem com a gente, então, seja semelhante a essas pessoas ao falar.

Presença

Talvez um dos aspectos mais confundidos pelas mulheres está relacionado a aparência. Algumas se enfeitam demasiadamente, outras se produzem de forma sensual e outras já abandonam por completo a vaidade. Sempre digo que bom senso é um dos amigos mais sensatos que podemos ter. As vezes nem precisamos consultar outras pessoas, apenas olharmos de forma sensata para nós e para as outras pessoas com quem relacionamos. Isso já nos trará muitas informações de suma importância.

Leia o artigo onde falamos da comunicação influente de algumas mais poderosas segundo a Forbes

Sensualidade não é sinônimo de confiança no mundo dos negócios. Aliás, sensualidade sugere duas coisas: fragilidade ou interesse.

Se olharmos pela fragilidade, é uma forma de que você está disposta a tudo para conseguir um bom negócio. Já se levarmos para o lado do interesse, é um sinal que já faz a outra pessoa ligar a luz de alerta.

Mas a ausência total de elementos que caracterizem sua feminilidade, pode também te colocar em outro extremo, o de uma mulher forte porém arrogante. Por exemplo: Raquel Murillo, a agente policial à frente da organização policial no seriado La Casa de Papel.

Raquel Murillo
Raquel Murillo em destaque na imagem entre as outras personagens do seriado La Casa de Papel

Raquel é uma mulher bonita, tem uma posição de liderança dentro da polícia espanhola, possui os traços de uma mulher totalmente empoderada, apesar de ter sofrido abusos do ex-marido e ainda tem isso como um fantasma em sua vida.

Suas roupas são simples, discretas, sempre usando terninho combinando bem, porém não usa saias. Ausente de maquiagem ou de qualquer outra jóia que valorize seus traços femininos.

Existem três hipóteses para tal explicação:

  1. Primeiro o seu trabalho ser composto por mais homens do que mulheres
  2. Depois o fato dela ser a líder e ter que comandar centenas de policiais
  3. Outro fato pode ser devido ao seu casamento onde ela sofria abusos do marido

Enquanto Raquel Murillo peca na ausência de feminilidade, algumas mulheres exageram.

Linguagem Corporal

Outro ponto que as mulheres poderosas tem em comum, é a Linguagem Corporal. Enquanto as mulheres são excelentes para ler e interpretar a Linguagem Corporal, a sua própria comunicação não verbal não é das melhores.

Mulheres poderosas transmitem sinais de poder, confiança e autoridade pela sua postura, jeito de caminhar, forma de se vestir e gesticular.

Ser uma mulher poderosa não pode ser confundido com uma mulher arrogante, mas confiante. Sua Linguagem Corporal representa pelo menos 80% da sua comunicação.

Desde estar sentada na cadeira ou em pé, sua imagem precisa transmitir a mulher que você deseja ser vista.

Vamos ao exemplo prático:

Olhe para essas imagens abaixo, qual delas transmite mais confiança:

Posturas Mulheres Poderosas
Estudo realizado pela Academia Internacional de Linguagem Corporal

Segundo uma pesquisa que realizamos em algumas empresas, a imagem 1 e 4 são vistas por mais de 90% das pessoas entrevistadas, como mulheres que transmitem mais confiança. E isso não tem absolutamente nada a ver com competência, grau de instrução ou cargo.

A artista Gracie Hagen, documentou em fotos o ensaio que deu origem ao seu livro Illusions of the body. Esse livro nos alerta para a importância de atentarmos para a nossa postura.

Postura
Imagem do livro Illusions of the body

São pequenos ajustes corporais que tem o poder de transformar por completo, a imagem que passamos para as outras pessoas.

Segundo a psicóloga de Harvard Amy Cuddy, precisamos apenas de dois minutos em uma nova postura para que ela passe a influenciar nosso cérebro e transmitir a mensagem que desejamos.

Seus estudos demonstraram a lógica por trás da teoria: ao permanecermos em uma pose que transmite poder, o cérebro provoca uma descarga de testosterona (hormônio da dominância), ao mesmo tempo, restringe a produção de cortisol (hormônio do stress) e diminui a sensação de nervosismo.

“Nossos corpos mudam nossas mentes, nossas mentes mudam nosso comportamento e nosso comportamento muda nossos destinos”

Amy Cuddy

Amy ainda menciona: Finja ter poder até ter o poder. Quanto mais você exercitar posturas que transmitem confiança, mais confiança você terá.

Mulheres poderosas exalam confiança por onde passam. Isso não quer dizer que são indestrutíveis ou deixarão de ser frágeis, mas que estarão sempre mais prontas a resolverem os problemas da melhor maneira possível.

Leia o artigo sobre as revelações de Amy Cuddy

Portanto mulher poderosa, utilize essas sugestões para se projetar de forma mais confiante no ambiente profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *