Persuadir ou Influenciar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Persuadir ou influenciar? Basta uma rápida busca no Google para descobrir que a palavra persuasão tem 1.400.000 de resultados, contra 27.600.000 resultados da palavra influência, menos de 10% desse montante.

As duas palavras ao longo do ano de 2017 geram uma pesquisa curiosa. A palavra persuasão durante todo ano se mantém sem grandes mudanças, já a palavra influência possui altos e baixos durante o mesmo período.


O curioso mesmo é que a palavra influência talvez por ser mais “elegante” e menos pesada para os ouvidos de algumas pessoas, todas as buscas em influência convertem em materiais que contém títulos com a palavra persuasão, irônico? Talvez, mas uma coisa eu posso afirmar sem medo de errar, a busca pelo conhecimento da persuasão ou da influência, está aquecida.

Temos um ebook que ensina utilizar a Linguagem Corporal para influenciar qualquer pessoa

Qual a diferença entre persuadir e influenciar?

Persuasão

Apesar de ambas estarem bem ligadas na prática, ainda assim não são exatamente a mesma coisa. Existe uma sutil diferença entre uma e outra.

Segundo a definição do Wikipedia, “É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s). [sic]

Persuadir vem do latim persuadere, e consiste no ato de persuadir ou convencer alguém de algo. Persuadir está mais ligado ao que você acredita, do que a própria pessoa que está sendo persuadida por você.

O ato de persuadir é fazer com que uma pessoa passe a acreditar no que você está dizendo a ela, por exemplo: fazer com que a pessoa mude de opinião já que não acreditava até então naquilo que você estava dizendo. Isso é um ato de persuasão.

A persuasão consiste em utilizar argumentos lógicos ou simbólicos, ou seja, é necessário desenvolver uma boa retórica para que você consiga persuadir uma pessoa. “Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.” [sic]

Influência

Por incrível que pareça a palavra influência não existe em um artigo específico dentro do Wikipedia. O que ainda me deixa abismado, já que o tema é algo amplamente praticado e divulgado.

A influência deriva do latim influentia, do ato de preencher, ou seja, influência está ligada diretamente a mudança de comportamento da pessoa de forma espontânea e natural. Ou seja, influenciar pessoas é um ato emocional e não lógico.

Pra entendermos melhor, é preciso reportarmos a Aristóteles e seus conceitos sobre Ethos, Pathos e Logos.

  • Ethos é a ética
  • Pathos o sentimento e a emoção
  • Logos é a lógica

Ao tratar de influência, falamos diretamente sobre o recurso Pathos, que está ligado ao argumento emocional. Para que argumentos dessa natureza surtam efeito, é fundamental que haja uma certa equivalência nos valores e sentimentos compartilhados entre o influenciador e o influenciado.

Persuadir

Qual é o melhor recurso a ser empregado?

Para chegar a essa resposta você precisa definir qual é o seu objetivo e o que deseja com ele. Se é trabalho, relacionamento pessoal, social, em que contexto entraria esses princípios já que são bem parecidos mas ainda assim possuem diferenças que podem refletir de forma grandiosa no resultado final.

Temos um artigo sobre argumentação irrefutável que você precisa ler

Qualquer um desses recursos que você se dedicar a aprender e colocar em prática, irão te beneficiar diretamente. Mas lembre-se que ambos devem ser utilizadas com responsabilidade.

E antes de empregar, é imprescindível compreender que em ambos, a lógica “ser para ter” não pode ser negligenciada.

Se existem segredos na arte de persuadir ou influenciar, creio que um dos que o compõem é o de comprar aquilo que se vende, ou seja, ser produto do seu produto.

 

https://youtu.be/rgB5SfW0tZ0

Existem centenas de livros com títulos bem instigantes e outros até um pouco preocupantes, por terem uma abordagem mais forte sobre o tema. Um dos maiores autores sobre o tema que possui vários livros e recomendo fortemente é Robert Cialdini.

Influenciando ou persuadindo, utilize sempre com ética e respeito à outra pessoa.

[amazon_link asins=’8575428098,8567389305,8535221808,8543105099,8579308518,8543100739,8567389860,8539005417′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’42b06fae-c1c0-11e7-8a00-011222b23b97′]

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *