Sorriso Verdadeiro, A ciência revela sua equação

Tempo de leitura: 6 minutos

Sorriso verdadeiro ou sorriso falso? Uma coisa é fato. De todas as expressões humanas, um sorriso é o mais universal. Ele tem um tremendo poder e pode até mesmo transformar seu próprio estado subjetivo. Por exemplo, quando não está de bom humor, o sorriso pode aumentar a felicidade subjetiva 1 . Muito legal, né?

Mas quando e como pode um sorriso não ser um sorriso verdadeiro? Simples: quando é falso. Mas quando é sorriso verdadeiro?

Existe uma equação quase que matemática mas que não provem das ciências exatas que pode revelar quando se trata do sorriso verdadeiro.

Análise de expressão facial automatizada

Sorriso de Duchenne
Duchenne e seu paciente codificado pelo FaceReader 7.1

No início dos anos 80, Paul Ekman e Wallace Friesen 2 propuseram que existem dois tipos de sorrisos: sorriso verdadeiro, ou sorrisos “sentidos” e falsos. Os reais também são chamados de sorrisos de Duchenne, nomeados por Guillaume Duchenne, que primeiro caracterizou os músculos faciais necessários para fazer a expressão acontecer. Segundo a pesquisa, o sorriso verdadeiro ativa um músculo na região dos olhos e os falsos não 3 .

Duchenne utilizava sondas galvanizadas com impulsos elétricos e tocava os músculos dos pacientes de um sanatório. Quando ele descobriu os músculos que envolviam o sorriso. Duchenne, então começou a contar piadas e verificar se os movimentos e ações envolvidas eram as mesmas dos choques que ele aplicava. Foi assim que ele conseguiu identificar o músculo Orbicularis Oculi, na ação do sorriso. E por esse motivo, o sorriso verdadeiro é chamado pela comunidade científica de Sorriso de Duchenne.

Além disso, sorrisos falsos surgem de forma unilateral ou assimétrica, o que significa que a boca se curva mais para um dos lados. Na imagem clássica abaixo de 4 , você pode dizer a diferença entre os dois Pauls sorrindo?

Imagem clássica de Paul Ekman

Ferramentas automatizadas de análise de expressões faciais, como o FaceReader 5 , podem não apenas caracterizar expressões como felicidade, mas também determinar os músculos individuais utilizados. Os músculos, chamados de unidades de ação 6 , são expressos em uma escala categórica (variando de A a E) com base na quantidade de músculo necessário.

Unidades de ação FACS

Dos ombros até a cabeça, existem cerca de 102 unidades de ação 7  (categorizadas pelo FACS), das quais o FaceReader pode classificar vinte. Três dessas, AU6, AU7 e AU12 são os três músculos necessários para expressar a felicidade ( veja aqui para vídeo ).  O FaceReader é capaz de detectar a presença de um sorriso unilateral com AU14 (desprezo). Assim, usando o FaceReader, eu queria testar expressões daqueles que estavam realmente sorrindo ou apenas fingindo.

Saiba o que são AUs nesse artigo que escrevemos

Um vídeo 8 foi enviado para voluntários através da plataforma online FaceReader Online 9 . O vídeo, que foi encontrado no YouTube, foi uma série de clipes de ‘falhas’, ou seja, situações de comédia física do tipo video cassetadas. Os resultados foram exportados para o FaceReader 7.1 para classificar as Unidades de Ação envolvidas nas expressões.

Finalmente, os dados foram exportados para o The Observer XT 10 para segmentação e análise detalhada . Cada vídeo respondente foi posteriormente classificado como ‘neutro’, ‘real’ ou ‘falso’ sorrindo. Os dados foram segmentados às cegas, o que significa que eu não sabia quais músculos estavam ativos. Eu simplesmente codifiquei ‘real’ e ‘falso’ com base na minha própria experiência e conhecimento de rostos. Finalmente, os dados da Unidade de Ação foram exportados como uma porcentagem do tempo em que as AUs estavam ativas.

Sorriso verdadeiro ou falso

A hipótese era simples: sorrisos verdadeiros mostrariam mais AU6 e AU7, enquanto sorrisos falsos mostrariam mais AU14. Além disso, a expressão categórica das AUs será mais forte aos olhos de sorrisos reais.

Não surpreendentemente, foi o que encontrei. Os sorrisos verdadeiros mostraram mais AU6 e AU7, enquanto sorrisos falsos mostraram mais AU14. Além disso, as próprias AUs eram mais fortes com seus respectivos sorrisos.

Unidades de ação ligadas ao sorriso

Unidades de ação ligadas ao sorriso

Unidades de ação ligadas ao sorriso

Pode realmente ser dito que você sorri com seus olhos . O que isso significa para você e sua empresa? Seu entrevistador pode dizer a diferença entre esse sorriso verdadeiro ou falso quando o entrevistado está descrevendo sua experiência com o produto? Talvez o seu entrevistado não tenha certeza se ela gostou da amostra, então ela está apenas dizendo o que ela acha que você quer ouvir.

Além disso, o que acontece com a sua ferramenta de análise de expressão facial: Pode dizer a diferença? Paul sorridente foi apenas um aquecimento. Vamos tentar outro exemplo. Na imagem abaixo, você pode dizer qual dos sorrisos de Dominic é sorriso verdadeiro ou sorriso falso?

Sua ferramenta de análise de expressão facial pode fazer a diferença?

E se eu facilitar ainda mais e mostrar as AUs? Lembre-se, AU6 e AU7 vs AU14:

As Unidades de Ação mostram se é um sorriso real ou falso

Você adivinhou. Era o da direita. Curiosamente, FaceReader lê Dominic como feliz em ambas as imagens; no entanto, apenas um é sorriso verdadeiro.

Então, quando você pergunta a um entrevistado sobre sua marca, produto ou serviço, não se esqueça de verificar seus olhos. Já pensou como isso facilitaria sua vida e melhoraria o desempenho da sua empresa? Experimente o FaceReader com o módulo de unidade de ação.

Eu lutei com isso por muitos anos. Eu tenho muita dificuldade em mostrar um sorriso verdadeiro nas fotos. Ficou melhor, mas só depois que meus amigos finalmente me disseram que eu parecia entediado e com raiva nas fotos. O ponto de ruptura foi uma pessoa comentou que meu rosto estava arruinando a foto! Foi uma piada, mas muita verdade é dita em tom de brincadeira.

Para resolver o problema, e para manter meus amigos, passei muitos anos praticando em frente ao espelho. A questão era simples: eu não podia fingir. Parece que, para expressar felicidade, devo ser feliz de verdade! O praticante pagou. Agora, sempre que sou forçada a tirar uma foto, lembro do meu treinamento no espelho. Mas agora, como Harry Potter com seu cervo, eu conjuro minha Petronus 11 e você tem um sorriso.

Veja por si mesmo; progresso:

FaceReader mostra a felicidade de Jason Rogers

Oh: Ainda se perguntando sobre qual sorridente Paul foi o correto? Foi o Paul à esquerda.

Referências

Artigo original: https://www.noldus.com/blog/smile-you-mean-it

Autor: Jason Rogers, Ph. D.

Tradução e adaptação para português Brasil: Academia Internacional de Linguagem Corporal

  1. https://www.psychologytoday.com/us/blog/prefrontal-nudity/201208/smile-powerful-tool
  2. Ekman, P. & Friesen, WV J Nonverbal Behav (1982) 6: 238. https://doi.org/10.1007/BF00987191
  3. https://www.psychologytoday.com/us/blog/thriving101/201001/what-science-has-say-about-genuine-vs-fake-smiles
  4. Obtido em https://sonnemann.files.wordpress.com/2012/05/paul-ekman1.png
  5. https://www.noldus.com/human-behavior-research/products/facereader
  6. https://www.noldus.com/facereader/facial-action-units
  7. https://en.wikipedia.org/wiki/Facial_Action_Coding_System
  8. https://www.youtube.com/watch?v=yRB_UBef-sA&t=124s
  9. https://facereader-online.com/Default.aspx
  10. https://www.noldus.com/human-behavior-research/products/the-observer-xt
  11. https://www.pottermore.com/writing-by-jk-rowling/patronus-charm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *