Como o Botóx afeta a expressão facial

Junte-se a mais de 45 mil pessoas.

Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

Até que ponto o botox afeta a expressão facial? Esse é um dos questionamentos mais frequentes, e nesse artigo escrito pela Dra Marsha Wichers, médica cosmética e artista facial, iremos mostrar na prática.

Tratamentos de Botox cada vez mais populares

Nos últimos vinte anos, a demanda por procedimentos estéticos no rosto aumentou drasticamente. Novas tecnologias tornaram-se disponíveis para possibilitar uma aparência “melhor e mais jovem”. Em particular, o uso da toxina botulínica, (botox – BTX) aumentou enormemente.

O número de tratamentos de botox nos EUA aumentou de 65 mil em 1997 para mais de 4,5 milhões em 2016. Esse aumento também se reflete na minha própria prática médico-cosmética na Holanda. O tabu sobre o uso de BTX está começando a desaparecer e mais e mais pessoas querem ter sua aparência melhorada. No entanto, eles também têm medo de “perder-se”: enquanto estão ansiosos para serem tratados, muitos clientes enfatizam que isso deve parecer natural e não querem que ninguém perceba que algo foi feito. Mas o que faz um rosto parecer pouco natural depois das injeções de BTX?

Como o botox afeta a expressão facial

A toxina botulínica (BTX) trabalha contra rugas, mas poucas pessoas percebem que isso também afeta profundamente nossas expressões faciais. As expressões faciais são importantes para a comunicação interpessoal, mas também para sentir e expressar emoções. Mais e mais pessoas em idades cada vez mais jovens estão usando o botox. Esse aumento no uso de botox poderia, portanto, ter consequências para nossa sociedade.

Será que ainda nos entenderemos se não pudermos mais utilizar plenamente nossas expressões faciais na comunicação não verbal?

Botóx

Revelando o impacto na comunicação humana 

Para obter uma visão sobre o que faz um rosto parecer pouco natural depois do botox e revelar o impacto na comunicação humana, eu me filmei fazendo 18 expressões faciais antes e depois de ter sido submetido a injeções faciais de botox. Percebi como é difícil demonstrar raiva quando você não pode franzir a testa ou sentir nojo quando não consegue apertar os cantos da boca. Foi difícil sentir a emoção que fazia parte da expressão depois das injeções de botox. Foi quase como se eu me sentisse menos positivo quando sorria (Sorriso verdadeiro)

Músculos e Injectores

Tratamento completo com toxina botulínica facial. Recebi injeções com toxina botulínica em múltiplos músculos faciais (pontos vermelhos).

Eu usei o software de leitura de emoção Facial ( FaceReader TM ) para interpretar a expressão facial antes e depois das injeções de toxina botulínica. Observe as diferenças!

Isso é nojento

Aqui você encontra um exemplo da expressão de nojo em que normalmente os cantos da boca estão deprimidos (face do lado esquerdo). Devido à ausência desse movimento, o  FaceReader  interpreta essa expressão facial como “Neutra” em vez de “Nojo” na minha face após as injeções de botox (lado direito).

Sorriso de Geniunes

Aqui você encontra um exemplo de um sorriso genuíno (no qual normalmente o músculo ao redor do olho se contrai e forma rugas). Por causa do efeito paralisante da TxB, os músculos ao redor dos olhos não podem se contrair. Uma ampliação desse recurso notavelmente diferente é destacada nos círculos à direita. Observe que o software não detecta a ausência da contração ao redor do olho; classifica ambas as expressões como “felizes”. Na interpretação humana, esse recurso faz uma diferença muito importante entre um sorriso real e um “falso”.

Resultados e conclusão

As gravações mostram uma clara diferença antes e depois da toxina botulínica. Essa diferença é mais evidente nas expressões em que os cantos da boca devem ser puxados para baixo, onde deve haver franzimento e onde as sobrancelhas devem ser puxadas para cima.

O experimento também mostra que o julgamento humano ainda é diferente do de um computador. Enquanto os algoritmos FaceReader não conseguem distinguir um verdadeiro (chamado “Duchenne”) de um falso, a diferença pode ser facilmente percebida pelo olho humano, principalmente pelo enrugamento da pele ao redor dos olhos. Esse enrugamento não é mais visível após o botox – claramente tornando o sorriso menos sincero.

Para muitas expressões, no entanto, particularmente para os casos de medo, raiva, surpresa e nojo, os algoritmos FacereaderTM retornam marcadamente diferentes antes e depois do tratamento com botox, e essas pontuações geralmente correspondem àquelas avaliadas pelo olho.

Durante este experimento, eu estava muito ciente do que aconteceu com o meu rosto em termos de movimento e comunicação após as injeções com toxina botulínica. Quando tive que expressar minhas emoções, achei muito difícil fazer certos rostos, como o rosto que pertence à expressão “não sei”. Como meu rosto não cooperava, era como se houvesse um elo faltando na corrente que normalmente faz meu cérebro entender o que devo fazer. Eu realmente precisava das fotografias ‘antes’ das 18 expressões para me apoiar na reprodução dessas expressões após o tratamento com botox.

Ao aprofundar esse fato surpreendente sobre o uso de botox, podemos nos tornar mais conscientes das possíveis consequências futuras do uso de longo prazo e em larga escala do botox. Armados com esse conhecimento, podemos ser capazes de fazer escolhas mais conscientes sobre o que fazer e, mais importante, o que não fazer, com nossos rostos.

Sobre a autora do artigo

Marsha Wichers (1980) é médica cosmética e artista visual, especializada em escultura.
Ela trabalha e mora na Holanda.

Marsha: “Eu trabalho no rosto das pessoas na minha prática médico-cosmética, e o que eu vejo como um médico
me fascina e me inspira como artista. Eu uso a toxina botulínica para tratar 
rugas, mas seu profundo efeito na expressão facial
me deixou curioso sobre o efeito 
na comunicação humana. Eu decidi usar meu próprio rosto como uma
caixa de provas para uma análise com o FaceReader depois de ter recebido injeções completas de toxina botulínica facial ”.

Website: www.marshawichers.com

Clique aqui para ler o artigo original: https://www.noldus.com/blog/how-botulinum-toxin-affects-facial-expression

Facebook
Google+
LinkedIn
WhatsApp

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

© 2019 · Linguagem das emoções. Todos os Direitos Reservados.

Conheça o método 100% Prático que te ensina ler qualquer pessoa por meio de análise de Micro Expressões Faciais e Linguagem Corporal.
Como Seria Sua Vida Se Pudesse Ler Pessoas?
Quero Conhecer
Get 40% OFF
Join our newsletter and get 40% off your next purchase
Subscribe Now