Micro Expressões: O Guia definitivo para iniciar seus estudos

Tempo de leitura: 5 minutos

Micro expressões faciais é um assunto que te interessa, mas ninguém te explica de maneira clara, didática e objetiva? Então você precisa ler o que escrevi para você!

O que são Micro Expressões Faciais?

Micro Expressões são movimentos involuntários que surgem em nossa face. Elas podem surgir isoladamente ou em conjunto com outros músculos, evidenciando assim a emoção real que uma pessoa está sentindo.

Quando elas ocorrem?

As Micro Expressões Faciais ocorrem quando tentamos disfarçar uma emoção real. Ela surge justamente com a tentativa de suprimir a emoção genuína.

Quanto tempo dura uma Micro Expressão?

Micro Expressões duram em média ¼ a ½ de segundo, elas são rápidas e requerem treino de percepção visual.

As micro expressões faciais mais confiáveis são as que surgem em intensidades vestigial e sutil. Que correspondem segundo a escala de intensidade, em A (vestigial) e B (sutil).

Essa escala vai de A até E. Entretanto, é preciso lembrar que após a intensidade C, já são expressões faciais mais pronunciadas, marcadas e extremas.

Existe alguma base sólida sobre Micro Expressões?

Sim! Micro Expressões Faciais são estudadas e foram comprovadas cientificamente pelo Dr. Paul Ekman na década de 70 e desde então vem sendo cada vez mais estudada e implantada em diversas áreas.

Ou seja, se trata de estudos científicos que possuem uma grande base bibliográfica e pode ser utilizada em qualquer área.

Em 1968, o Dr. Paul Ekman fez estudos para compreender a universalidade das emoções e conseguiu fazer a comprovação de 7 emoções primárias e universais: RAIVA, FELICIDADE, TRISTEZA, MEDO, DESPREZO, SURPRESA, NOJO.

São emoções que se manifestam em diversas culturas, povos, etnias e possuem uma mesma configuração na face, podendo assim serem codificadas pelo FACS.

O que é FACS?

FACS – Facial Action Coding System é uma metodologia científica que permite identificar os músculos envolvidos em uma expressão e mensurar a intensidade na qual esse músculo se movimenta.

Por meio de códigos, que correspondem a dezenas de movimentos, é possível rotular quase toda expressão facial.

Artigo: Saiba o que é FACS

Atualmente o FACS encontra-se na versão 3.0, onde o Dr. Freitas Magalhães vem aprimorando e desenvolvendo as AUs envolvidas em cada movimento.

O que são aquelas letras e números que são utilizados?

Essas letras e números correspondem as Actions Units ou Unidades de Ação. Cada unidade corresponde a um movimento específico. Esse movimento é identificado através de uma AU para facilitar sua compreensão.

Essas unidades foram desenvolvidas pelo Dr Paul Ekman e Wallace Friesen e posteriormente revisada com auxílio do Dr. Joseph Hager no ano de 2002.

Quantas AUs existem?

Ao todo são 102 unidades compostas por:

  • 42 AUs
  • 7 ADs – Action Descriptors
  • 41 MVs – Movements (Head Movements, HMs, Eye Movements, EMs, e Tongue Movements, TMs)  
  • 9 GBs – Gross Behavior Codes
  • 5 VCs – Visibility Codes

Eu preciso decorar todas as AUs?

Na realidade, você precisa compreender, entender e saber o que elas estão lhe dizendo. Decorar é importante, porém, compreender o que envolve e o que representa cada movimento, é muito mais relevante.

Por que eu deveria aprender sobre Micro Expressões Faciais?

A pergunta talvez seria: Por que você não aprenderia algo que pudesse te beneficiar na sua vida pessoal, social, familiar e profissional?

Estamos falando sobre pessoas. Micro Expressões é o meio mais confiável de ler emoções das pessoas. Você não vive em uma bolha. Partindo desse princípio, todos os dias você se relaciona com diversas pessoas em “N” situações. Saber o que elas pensam, sentem e desejam, pode facilitar sua vida e proporcionar vantagens.

Posso detectar mentiras através das Micro Expressões Faciais?

Sim, você pode detectar incongruências emocionais comparando a fala, comportamento, contexto, movimentos e as micro expressões faciais.

Não existe um método 100% que te possibilitará descobrir se uma pessoa mente ou diz a verdade. Mas com o conhecimento acerca das Micro Expressões, você poderá analisar sinais que não são compatíveis com o discurso.

Existe mercado para atuar?

Além das cifras, que ultrapassam os bilhões de dólares anuais investidos em descobrir meios para conectar pessoas, existe uma demanda enorme no mercado que poucos profissionais conseguem visualizar, por esse motivo são os que obtém mais sucesso em suas áreas de atuação.

Todo profissional, independente da área em que atua, ele precisa entender de pessoas. Então, se souber o que as pessoas querem, ficará mais fácil dar o que elas esperam de você.

Artigo: Linguagem Corporal, será que vale a pena?

Enquanto houver pessoas, haverá mercado para você atuar. As emoções transcendem mercados, elas fazem parte de todo ser humano. Compreender emoções é a chave para criar qualquer bom negócio. Você pode reduzir riscos e aumentar sua vantagem se souber ler o que o corpo está falando.

Existe uma demanda enorme de profissionais para oferecer serviços que solucionem suas vidas. Empresas precisam de consultores e assessores que realmente saibam o que estão fazendo.

O mercado de emoções está envolvido nas mais diversas áreas, desde as do nosso cotidiano, até as maiores tecnologias do planeta.

Suas habilidades, seu conhecimento, aliados à ciência das Micro Expressões, será um grande diferencial para sua carreira.

Artigo: Livros que você precisa ler para ser um expert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *