Linguagem Corporal e Micro Expressões, Qual a Diferença?

Tempo de leitura: 4 minutos

Linguagem Corporal e Micro Expressões, existem diferenças, se existem, quais são?

Uma das perguntas que mais fazem em nossos cursos é essa, e convenhamos, é comum já que ambas ocorrem no corpo, entretanto, uma se manifesta apenas na face, enquanto a outra vai além do corpo.

O que é Linguagem Corporal

Linguagem Corporal é o primeiro idioma de todo ser humano. Na realidade, ela é o principal e o mais importante meio de comunicação de todo ser vivo.

Um bebê antes de falar já sabe utilizar sua Linguagem Corporal para comunicar com seus pais. O mesmo acontece com os pais ao analisarem uma criança que não fala. Saberá se ela está triste, feliz ou escondendo algo.

De posse de seu conhecimento, podemos analisar a comunicação de uma pessoa e seus comportamentos como também, sermos analisados. Mesmo sem conhecimento técnico, é possível identificar algumas intenções por meio de comportamentos que sabemos não serem condizentes com uma pessoa.

Ao contrário do que se imagina, sua história é bem mais antiga do que imaginamos. Antes de Charles Darwin, outros pesquisadores já estudavam anatomia com intenção de desvendar como os músculos interferiam no sorriso.

Criamos um ebook de introdução à Linguagem Corporal e você pode baixá-lo gratuitamente

Não é achismo e nem adivinhação. É ciência, e qualquer pessoa pode aprender sobre o tema. Ainda que não existam muitos profissionais sérios e qualificados no mercado, sua prática vem crescendo a cada dia após o sucesso do seriado de TV, Lie to me.

A junção de elementos não verbais na comunicação, como:

  • Roupas
  • Maneira de andar
  • Postura
  • Gestos
  • Expressões e Micro Expressões Faciais

faz parte da Linguagem Corporal.

O que são Micro Expressões

Micro Expressões Faciais são movimentos causados em nosso rosto provenientes das emoções que sentimos.

As Micro Expressões assim como a Linguagem Corporal, surgem antes de tudo em nosso cérebro, mais precisamente no sistema límbico. Nosso corpo apenas reflete essas emoções. Gosto de usar a analogia da TV: Uma TV apenas passa a imagem que recebe da sua central. Se tratando de Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, não é diferente.

Ao contrário da Linguagem Corporal, onde em alguns casos você pode manipular a informação que está sendo transmitida, nas Micro Expressões Faciais esse tipo de tentativa é impossível, devido as reações acontecerem em uma pequena fração de segundo, chegando em 1/4 de segundo uma Micro Expressão.

O aprendizado de Micro Expressões Faciais está mais voltado para o público de áreas científicas, forenses e marketing, onde com a ajuda de softwares poderosos, é possível analisar as emoções das pessoas chegando a um grau maior de acerto.

No marketing, a introdução de softwares para analisar as emoções vem sendo feita por empresas globalmente conhecidas como: Disney, Carrefour, entre outras, para entender as reações dos clientes.

Escrevemos um artigo sobre O Poder da Linguagem Corporal Nos Negócios

Prova que Micro Expressões vem se tornando algo cada vez mais requisitado, tanto na tecnologia quanto em qualquer tipo de negócio, foi a introdução do desbloqueio facial nos novos iPhones lançados recentemente.

Falamos da tecnologia de Leitura de Micro Expressões da Apple nesse artigo

Um segundo idioma?

Gosto muito de comparar a importância do aprendizado de Linguagem Corporal com a de aprender um novo idioma. Apesar de ser o primeiro idioma que aprendemos, tudo que precisamos é desenvolvê-lo novamente.

Apesar da maior parte das pessoas que buscam pelo aprendizado de um novo idioma estarem ligadas à necessidade de desenvolvimento profissional, a procura do conhecimento sobre Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais no Brasil, se dá mais por pessoas relacionadas ao desenvolvimento de cunho pessoal.

Em uma pesquisa realizada pela Academia Internacional de Linguagem Corporal com seus seguidores, mais de 73% das pessoas que responderam à pesquisa, alegaram que a busca é para desenvolverem relacionamentos nas áreas sociais e relacionamentos afetivos mais “honestos.”

Quais as diferenças entre Linguagem Corporal e Micro Expressões?

Enquanto a Linguagem Corporal é a junção de elementos que a compõem, Micro Expressões Faciais acontecem apenas na face.

As Micro Expressões Faciais são as únicas a terem respaldo científico, devido a codificação da face humana.

Mesmo a Linguagem Corporal sendo mais ampla e podendo em alguns casos ter interpretações diferentes em um mesmo gesto, ela é a principal ferramenta a ser utilizada para comunicarmos. Aliada às Micro Expressões Faciais e a Sinergologia (campo de estudo dos gestos), a pessoa que tiver conhecimento, mesmo que entenda as técnicas de maneira básica,  será uma pessoa com mais probabilidade de se dar bem na esfera pessoal ou profissional.

Sugestões de livros atuais para quem deseja começar a aprender sobre o tema:

[amazon_link asins=’8575421824,8532647626,8575429051,8532307078,853264807X,8532649920,B076H6D9V7′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’52d91032-c8cc-11e7-b853-29b62cc485c1′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *