Livros de Linguagem Corporal

Tempo de leitura: 19 minutos

Os melhores livros de Linguagem Corporal

Livros de Linguagem Corporal é a solicitação campeã nas minhas redes sociais. Todos os dias, diversos seguidores me fazem essa mesma pergunta, e sempre indico os livros que na minha opinião, são fundamentais para quem quer aprender sobre comportamento humano.

Se você está lendo esse artigo, devo adverti-lo que você não se tornará um expert em Linguagem Corporal por meio das leituras aqui indicadas, mas sem sombra de dúvidas terá novas percepções sobre universo humano após essas leituras.

Também quero que você compreenda que os livros de Linguagem Corporal aqui citados, representam apenas minha opinião. Os mesmos que indico em treinamentos e alguns fazem parte dos cursos de formação.

Outro fator importante de cada um dos livros de Linguagem Corporal aqui apresentado, está a famosa experiência e percepção de cada profissional. É comum encontrar alguns pontos que possam chocar, um autor disse X e o outro diz Y, daí você vai perguntar: quem está certo? E o que eu vou responder? Não sei…rs.

Entenda que mesmo não tendo o tal princípio científico que algumas pessoas do meio tanto falam a todo momento, isso não invalida a experiência, vivência e conhecimentos adquiridos de outra pessoa.

Essa lista não está em ordem cronológica, nem dividida por assunto ou por minha preferência particular. Tudo que estou indicando aqui você deve ler de acordo com sua necessidade. Sinta-se a vontade para escolher qual será o primeiro ou último.

Inseri em cada livro o link de onde aconselho você comprar o material, caso deseje ter exemplar original e de qualidade em mãos.

1 – A Linguagem Corporal dos Líderes

Outro dia fiz uma indicação desse livro em uma das redes sociais e um seguidor me perguntou, se mesmo ele não sendo líder, ele deveria ler esse livro, se as sugestões transmitidas nessa leitura se adequariam a ele.

Pra mim, ser líder é uma decisão e não um cargo. Um líder não necessariamente é alguém que possui um cargo acima do seu. Primeiro fator para uma pessoa se tornar líder de alguém é ela sendo líder dela própria.

Na leitura desse livro, você encontrará observações preciosas feitas pela autora do livro, Carol Kinsey Goman.

Portanto, se você acredita que liderar é algo que te fará bem e você deseja desenvolver melhor sua imagem diante das outras pessoas, a primeira dica dos livros de Linguagem Corporal é essa.

A Linguagem Corporal dos Líderes
A Linguagem Corporal dos Líderes

Autora: Carol Kinsey Goman

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88c73643d6

Livro Digital: http://compre.vc/v2/88f62c06b8

2 – Linguagem Corporal Para Mulheres

Sempre digo que mulheres levam vantagem na hora de fazer leitura corporal, mas possui uma desvantagem enorme na hora de se posicionarem profissionalmente e demonstrarem que elas merecem ser vistas como gostariam.

Mulher tem mais sensibilidade do que o homem, tem poder de criar empatia facilmente e sabe analisar detalhes. Homens, “não generalizando”, são mais pragmáticos. Mas isso a evolução humana explica e em outro momento eu falo para você sobre.

Nesse livro, Cornelia Topf mostra como a apresentação feminina pode fazer total diferença no mundo dos negócios. Ela mostra como você pode combinar elementos para transmitir a imagem que realmente deseja.

Seja em reuniões, apresentações, palestras ou em atendimento individual, as dicas desse livro irão te ajudar muito.

Linguagem Corporal Para Mulheres

Autora: Cornela Topf

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88d932042f

Livro Digital: http://compre.vc/v2/88415af794

 3 – Linguagem Corporal

Um dos livros de Linguagem Corporal indispensável, com leitura fácil, simples e bem didática, é obra brasileira. Escrito pelo meu amigo pessoal, Paulo Sérgio, no qual já tive oportunidade de realizar treinamentos em parceria e um dos livros mais populares sobre o tema aqui no Brasil.

Paulo aborda a Linguagem Corporal de forma genérica, mostrando como interpretar certos comportamentos em determinadas ocasiões. Além de possuir uma leitura fácil, o que se adequa aos novos leitores desse universo, que não estão familiarizados ainda com alguns termos do meio, ele possibilita ao leitor uma viagem ao comportamento humano.

Linguagem Corporal

Autor: Paulo Sérgio de Camargo

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88c6e5c4ed

4 – A Linguagem Das Emoções

Como o próprio nome diz, ler emoções. Micro expressões faciais são apenas representações externas de emoções que sentimos. O livro foi escrito pelo Dr. Paul Ekman, o mesmo que prestou consultoria para o seriado de tv de 2009, Lie to me, para Pixar dentre outras grandes organizações.

A proposta do livro é fazer com que o leitor veja além das expressões faciais, o significado real de cada emoção. Nele são abordadas as 7 emoções universais.

Infelizmente esse livro parou de ser publicado. O que é uma lástima. Pessoalmente entrei em contato com a editora aqui no Brasil e no exterior para tentar comprar algumas unidades para distribuir e infelizmente não foi possível. Mas é possível encontrar esse exemplar em algum sebo.

Mas sinceramente, aconselho fortemente você ter esse material para usufruir de leituras muito enriquecedoras, é sem sombra de dúvidas um dos livros de Linguagem Corporal que indico fortemente para quem deseja aprender sobre pessoas.

A Linguagem Das Emoções

Autor: Paul Ekman

Onde comprar: Sebos

5 – O Corpo Fala Ilustrado

Até meados dos anos 2000, um dos livros de Linguagem Corporal com título semelhante reinou na lista de mais vendidos, se tratando de Linguagem Corporal. Escrito por Pierre Weil e Roland Tompakow, O Corpo Fala era indicado dentro de cursos de psicologia por muitas faculdades.

O tempo passa e novos especialistas melhoram aquilo que já era bom. Prova disso foi o livro lançado por Monika Matschnig, O Corpo Fala Ilustrado.

Apesar do livro ter um conteúdo genérico, suas ilustrações são de longe as melhores que já tive oportunidade de ver. Fotos de altíssima qualidade para ilustrar cada colocação feita pela autora.

A qualidade do conteúdo repassado nesse livro mostra que Linguagem Corporal não precisa ser algo complicado e difícil de aprender.

Monika também tem uma palestra no Workshop Online de Linguagem Corporal dividida em três partes.

O Corpo Fala Ilustrado

Autora: Monika Matschnig

Livro Físico: http://compre.vc/v2/888e30f442

6 – Detector de Mentiras

Quando o assunto é conduta desonesta, um dos assuntos que ficam nos trend topics da Linguagem Corporal é a mentira. A resposta pra isso é simples: ninguém quer ser enganado.

Detectar sinais de mentira é o que todos queremos, seja para uma negociação ou para namorarmos com uma pessoa. De maneira inerente, buscamos comportamentos que mostram que alguém pode estar nos enganando quando desconfiamos de algo.

Pamela Meyer aborda nesse livro alguns pontos interessantes que nos ajudam a descobrir quando alguém está tentando nos enganar.

A leitura do livro é de fácil compreensão e repleta de exemplos reais que Pamela ajudou a desvendar. No livro possui também em cada página, referências dos estudos realizados por ela.

Detector de Mentiras

Autora: Pamela Meyer

Livro Físico: http://compre.vc/v2/8810857db7

 7 – O Poder da Presença

A Dra Amy Cuddy ficou mundialmente conhecida após seu depoimento em forma palestra no TED sobre como a Linguagem Corporal a ajudou ter viralizado nas redes sociais.

Durante anos a Dra Amy Cuddy vem propagando os benefícios do poder da Linguagem Corporal no meio executivo. Como pequenas mudanças nas configurações do comportamento podem influenciar na produtividade e tomadas de decisões de uma pessoa, dentro do ambiente de trabalho.

Suas pesquisas se tornaram estudos sérios sendo reconhecidos em Harvard e validando ainda mais aquilo que por muito tempo era visto apenas como empírico.

Esse é um dos livros de Linguagem Corporal que toda pessoa deveria ler. Independente se ela deseja aprender sobre o tema.

O Poder da Presença

Autora: Amy Cuddy

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88a439f760

8 – A Inteligência Não Verbal

Nesse livro, Joe Navarro ex-agente do FBI, mostra que a capacidade de interpretar os sinais não verbais faz total diferença na hora de interpretar e influenciar outras pessoas no contexto profissional ou pessoal.

O livro termina alertando sobre as possíveis habilidades de sua teoria frente à pessoas dissimuladas, mas assegurando que mesmo as que tentam ludibriar, em um determinado momento, essa dissimulação tende a ser descoberta, pois entende que uma mentira não consegue se perpetuar por muito tempo devido ao enorme esforço que demanda para mantê-la.

Com vasta experiência e diversos livros escritos, Navarro é uma das maiores referências mundiais sobre comportamentos não verbais.

A Inteligência Não Verbal

Autor: Joe Navarro

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88e845cd34

9- A Linguagem Corporal Da Criança

Apesar de livros de Linguagem Corporal para crianças serem raros, por incrível que pareça, as emoções analisadas nas crianças são as mais genuínas e sem filtro, que encontramos. Pelo fato de não ter muita referência do mundo ao seu redor, as emoções se manifestam com naturalidade e inocência.

Um bebê não sabe se expressar pela Linguagem Corporal, mas consegue ler expressões faciais e gestos dos nossos pais. Com o passar dos anos aprendemos a interpretar palavras e deixamos de lado a comunicação não verbal.

Aprender a ler e interpretar uma criança, pode auxiliar em seu desenvolvimento. Pais, professores e pessoas que lidam com crianças, deveriam ler esse livro.

Autor: Samy Molcho

Livro Físico: http://compre.vc/v2/889363d553

10 – O Corpo Fala no Amor

Falamos muito de livros de Linguagem Corporal no contexto empresarial e pouco de habilidades sociais. Isso porque as pessoas hoje estão mais empenhadas em serem bem sucedidas em suas carreiras do que propriamente no amor.

Mas desenvolver suas habilidades sociais por meio da Linguagem Corporal é algo que pode abrir inúmeras portas para sua vida amorosa.

Desvendar os sinais não verbais do corpo do seu parceiro (a) pode te ajudar a evitar problemas dos mais diversos. Esse livro acompanha desde os sinais de interação no flerte, até a vida de casados.

Um dos livros de Linguagem Corporal com uma leitura simples, ilustrada e com elementos importantíssimos para quem deseja ter relacionamentos duradouros.

O Corpo Fala no Amor

Autora: Monika Matschnig

Livro Físico: http://compre.vc/v2/8805a09fc7

11 – A Arte de Ler Mentes

O título é sugestivo e o conteúdo não é um mito. Quando falamos em ler mentes, falamos necessariamente em ler sinais não verbais, micro expressões faciais que revelam informações e sentimentos sobre uma pessoa.

Quanto tentamos suprimir uma emoção, deixamos ela vazar de alguma maneira e, um olho treinado é capaz de identificar esses sinais e fazer leituras que podem corresponder com seus pensamentos.

Apesar de Henrik Fexeus, autor do livro ser um mentalista, seu conhecimento sobre Linguagem Corporal tem muito a nos ensinar. Mentalismo trabalha com deduções e sugestões, mas faz o uso da Linguagem Corporal como também de outras ferramentas que os auxilia na capacidade de “desvendar mentes”.

A Arte de Ler Mentes

Autor: Henrik Fexeus

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88fd177c9a

Livro Digital: http://compre.vc/v2/88fedde39f

12 – Truth and Lies: What People Are Really Thinking

Nesse livro, os autores ilustram os pontos essenciais da Linguagem Corporal com exemplos da vida cotidiana, levados com humor e insights que você pode usar a seu favor em praticamente qualquer situação.

Entender o que os outros estão tentando lhe dizer ou esconder com sua postura, gestos com as mãos, contato visual (ou falta dele) ou apenas segurando seu celular. Cada detalhe pode revelar muito sobre a outra pessoa e sobre você.

Mark Bowden, um dos autores do livro convidou alguns dos especialistas em Linguagem Corporal mundial para contribuir com informações para seu livro, e eu, Anderson Carvalho, tive o privilégio de ser um dos que contribuíram representando o Brasil.

Ainda não existe uma versão em português aqui no Brasil, mas você pode assistir uma super palestra de Mark Bowden legendada no Workshop Online de Linguagem Corporal produzida pela Academia Internacional de Linguagem Corporal.

Truth and Lies: What People Are Really Thinking

Autores: Mark Bowden, Tracey Thomson

Livro Digital: http://compre.vc/v2/8883ee7bc0

13 – Dangerous Personalities

Apesar de não ser diretamente sobre Linguagem Corporal, esse livro de Joe Navarro nos ensina identificar as quatro “personalidades perigosas” mais comuns e analisar cada uma: o narcisista, o predador, o paranóico e o instável.

O propósito do livro é ensinar pessoas comuns, como eu e você, a analisarem comportamentos para que possamos nos proteger. Joe Navarro é ex-agente do FBI e de forma simples e prática, consegue transmitir em seus livros informações para que qualquer pessoa possa compreender facilmente.

Infelizmente não encontrará esse livro em português para adquirir, mas ainda assim, vale a pena fazer um esforço para ler.

Dangerous Personalities

Autor: Joe Navarro

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88ab3ddac5

Livro Digital: http://compre.vc/v2/8836ec06ac

14 – As Expressões Das Emoções Nos Homens e Nos Animais

Esse é um clássico, na realidade é o primeiro livro que ganhou notoriedade, onde um estudioso fez comparações sobre humanos e animais. Nesse livro, Charles Darwin mostra que os animais possuem emoções iguais aos seres humanos e que elas se manifestam no comportamento e nas expressões faciais.

Darwin defende que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos comuns ao homem e a outros animais e que muitas delas são inatas e não aprendidas, já que se repetem em homens das mais variadas culturas. O livro traz o estudo dos aspectos biológicos do comportamento, uma das vertentes da neurociências.

As Expressões Das Emoções Nos Homens e Nos Animais

Autor: Charles Darwin

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88442124cd

15 – A Mulher Nua

Desmond Morris, busca explicar nesse livro, o motivo dos significados do comportamento e corpo feminino em diferentes épocas. Morris faz uma investigação detalhada sobre aspectos interessantes sobre a mulher no decorrer dos anos.

O autor analisa a fêmea humana sob o ponto de vista puramente zoológico, celebrando a mulher como o brilhante coroamento de milhões de anos de evolução, fruto de surpreendentes ajustes e sutis refinamentos que o tornam o mais extraordinário organismo existente no planeta. O livro desvenda os atributos biológicos que todas as mulheres partilham, ao mesmo tempo em que explica os diversos modos pelos quais tais características foram ressaltadas ou suprimidas, conforme a evolução dos critérios estéticos e dos estilos de vida adotados pela sociedade.

A Mulher Nua

Autor: Desmond Morris

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88442124cd

16 – Facial Action Coding System 3.0 – Manual de Codificação Científica da Face Humana

O FACS – Facial Action Coding System é um sistema para taxonomizar expressões faciais humanas, desenvolvido pelo Dr. Paul Ekman e Wallace Friesen na década de 70, em 2002 teve uma atualização com contribuição do Dr. Joseph Hager e em 2017 atualizado novamente pelo Dr Freitas Magalhães. Esse não é exatamente um livro, mas um manual de codificação científica da face humana.

Está mais indicado para quem deseja compreender como os músculos da face se ativam com as emoções. Pode soar um pouco complicado no início, mas o FACS mesmo tendo características científicas, o que sugere confusão e terminologias complicadas de se compreender, é muito mais simples do que parece.

Apesar do manual não ser algo tão didático, seu conteúdo é muito rico e indico verdadeiramente nos livros de Linguagem Corporal para quem deseja aprender sobre Micro Expressões Faciais.

Facial Action Coding System 3.0

Autor: Freitas Magalhães

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88bc7aa48f

17 – How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain

Esse livro, escrito pela psicóloga e neurocientista Lisa Feldman Barrett, faz provocações interessantes acerca das emoções humanas.

Por que as emoções parecem automáticas? O pensamento racional realmente controla a emoção? Como a emoção afeta a doença? Como você pode tornar seus filhos mais emocionalmente inteligentes?

Quando falamos de comportamento, Linguagem Corporal, Micro Expressões Faciais, falamos de emoções externadas. A pesquisa da Dra Feldman busca justamente trazer respostas que antes estavam equivocadas.

Sua pesquisa anula a crença generalizada de que as emoções estão alojadas em diferentes partes do cérebro e são universalmente expressas e reconhecidas. Em vez disso, ela mostrou que a emoção é construída no momento, por sistemas centrais que interagem em todo o cérebro, auxiliados por uma vida inteira de aprendizado. Suas repercussões já estão abalando as fundações não apenas da psicologia, mas também da medicina, do sistema legal, da educação dos filhos, da meditação e até da segurança dos aeroportos.

Ainda não tem uma versão em português, mas ainda assim é um exemplar que merece ser colecionado.

How Emotions Are Made

Autora: Lisa Feldman Barrett

Livro Físico: http://compre.vc/v2/8830f5ddb9

Livro Digital: http://compre.vc/v2/8865dcb46f

18 – Hard Feelings: The Moral Psychology of Contempt

O autor  Macalester Bell, usando uma ampla variedade de exemplos, fornece uma explicação da natureza do desprezo, suas virtudes e vícios. Enquanto alguns insistem que o desprezo é sempre inadequado por causa de seu globalismo, Bell argumenta que essa objeção descaracteriza as avaliações da pessoa no centro do desprezo. O desprezo é, em alguns casos, a melhor maneira de responder à arrogância, à hipocrisia e a outros vícios de superioridade. 

O desprezo tem um lado sombrio e formas inatas de desprezo estruturam uma série de males sociais. O racismo é melhor caracterizado como uma forma especialmente perniciosa de desprezo inapto, e o relato de desprezo de Bell nos ajuda a entender melhor a maldade moral do racismo. Argumenta-se que a melhor maneira de responder ao desprezo racial é mobilizar um forte contra-desprezo pelos racistas.

Infelizmente você não encontrará em português, mas se você está buscando se aprofundar em comportamento, esse livro precisa ser lido por você.

Hard Feelings

Autor: Macalester Bell

Livro Físico: http://compre.vc/v2/887d826d74

19 – The Anatomy of Disgust

Mais um livro com estudos dedicados a uma das emoções humanas, o nojo. William Ian Miller busca trazer nesse livro a importância do nojo para a vida como um todo.

Miller argumenta que o desgosto está profundamente enraizado em nossa ambivalência com a vida. Quando estamos enojados, estamos tentando estabelecer limites, para nos proteger.

O nojo é uma emoção de grande proteção para nossa vida. É por meio dele que identificamos quando algo é tóxico ou não irá nos fazer bem. Dessa maneira, ele entra em ação para nos proteger.

The Anatomy of Disgust

Autor: William Ian Miller

Livro Físico: http://compre.vc/v2/8867e5df45

Livro Digital: http://compre.vc/v2/8828e6ec3e

20 – Anger: The Misunderstood Emotion

Mais um livro com a temática toda voltada para uma única emoção, como o próprio título menciona, RAIVA.

Escrito pela Dra. Carol Tavris, o livro faz um panorama bem completo sobre uma das emoções mais perigosas que podemos sentir. O livro busca também desvendar mitos relacionados a essa emoção, como a supressão da raiva pode ser algo ruim e como externá-la pode ser bom.

Em sua nova edição, o livro tem algumas atualizações interessantes e muito relevantes como:

  • As 5 condições sob as quais a raiva provavelmente será eficaz ou não eficaz;
  • Estratégias para resolver problemas específicos como, raiva crônica, lidar com pessoas difíceis, vitimização e crianças agressivas.

Infelizmente não existe uma edição em português para esse livro. Apesar de não ser diretamente um dos livros de Linguagem Corporal, sua leitura faz total diferença quando queremos entender como as emoções estão sendo projetadas e como podemos lidar com elas quando são externadas.

Anger: The Misunderstood Emotion

 

Autor: Carol Tavris

Livro Físico: http://compre.vc/v2/88e1f6e41d

Livro Digital: http://compre.vc/v2/880bbd16c9

21 – Body Language: It’s What You Don’t Say That Matters

Mesmo não sendo um livro específico para uma determinada área da Linguagem Corporal, a leitura desse livro se torna obrigatória por aqueles que desejam aprender mais sobre o tema.

Em seu livro, ele aborda elementos da comunicação não verbal, que em muitas vezes são deixados de lado. Trata de alguns mitos relacionados à Linguagem Corporal de maneira simples de ser compreendida.

Seja nos negócios, vida pessoal ou social, esse livro pode ajudar muito o leitor a desenvolver novas habilidades.

Robert Phipps, é um dos maiores especialistas em Linguagem Corporal do planeta. Além de ser meu amigo pessoal, está conosco no Workshop Online de Linguagem Corporal com uma palestra mostrando o que está muito além da Linguagem Corporal.

Body Language: It's What You Don't Say That Matters

Autor: Robert Phipps

Livro Digital: http://compre.vc/v2/88c293025f

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *