Linguagem Corporal

Mentira! Tipos mais comuns

Anderson Carvalho
Escrito por Anderson Carvalho em 05/02/2020
5 min de leitura
Mentira! Tipos mais comuns

A mentira é um fenômeno psicológico universal, em suma, todos nós contamos mentiras por motivos diferentes.

Começamos a mentir enquanto bebês e no decorrer das diversas fases da vida, utilizamos mentiras diferentes, afim de nos preservar das falhas que cometemos.

Dicionário Michaelis

Definição da mentira segundo o Dicionário Michaelis

O que é a mentira?

De forma genérica, mentir é desinformar o interlocutor, uma mensagem falsa transmitida dentro de um assunto específico.

Paul Ekman menciona em seu livro Telling Lies, mentira é um ato intencional de enganar. Entretanto, o fato de ser intencional em enganar, não necessariamente é ligado a intenção de prejudicar.

O conceito de mentira é logicamente oposto à ideia de verdade, mas ao mesmo tempo, também pode ser uma ilusão não intencional e falsificação engenhosa. Queremos dizer que a mentira é sempre uma ação deliberada e, se uma pessoa mente mesmo alegando que foi sem querer, ainda assim continua sendo uma mentira.

O conceito de “mentira” inclui não apenas a distorção da verdade (a mensagem com elementos falsos), mas também a omissão sobre qualquer coisa significativa (esconder dados verdadeiros).

Como diria meu amigo Júlio Cesar, a mentira não aumenta o nariz, mas faz perder a confiança.

Os tipos de mentiras

Nos Estados Unidos, utiliza-se uma variedade maior de termos para definir a mentira, com a intenção de distinguir e qualificar os diversos tipos e a sutileza atribuída em cada uma delas.

Nesse post, vamos um pouco além da mentira e da mitomania. Vamos entender alguns meios de mentiras que são clássicas e talvez nunca paramos para pensar sobre antes.

Artigo Como detectar mentiras

Hoax – Engano

É uma declaração feita por uma pessoa que não tem certeza de sua verdade. Embora tal afirmação possa parecer plausível (e às vezes até se torne verdadeira), não é baseado em fatos. Está ligado a hipóteses e teorias que ainda não foram confirmadas por experimentos e fatos. É amplamente utilizada no âmbito comercial. Uma forma de dizer que o produto ou serviço é bom e pode fazer maravilhas por você, mas na realidade não há nada que comprove.

Esse tipo de mentira pega as pessoas com facilidade, por envolver subjetividade.

Falsification – Falsificação

A falsificação é um dos tipos de mentiras que pode estar inserido em qualquer coisa, principalmente material.

Ela é dividia em dois tipos:

  1. Criar uma cópia de algo que é original, também chamada de réplica; (Tênis de uma marca que é copiado, relógio, dentre outros objetos de valor elevado, que são copiados).
  2. Falsificação de documentos, muito utilizado para fraudar instituições financeiras, grilagem de terras;

Simulation – Simulação

Uma falsa dor de cabeça, ou talvez um mal estar que impossibilitou ir naquela reunião chata e quando o jogador de futebol cai em campo, até o juiz marca a falta.

A simulação é considerada uma imitação do estado físico ou psicológico que a pessoa não está experimentando, mas diz que está.

Bons simuladores conseguem até chorar, com lágrimas e, serem convincentes.

Impersonation – Representação

É popularmente conhecido como impostura, ‘artifício que consiste em se apresentar com identidade, títulos ou personalidade que não são os seus próprios’. O uso desse tipo de mentira está ligado a propósitos egoístas, o que pode ser também entendido como um tipo de fraude.

Por exemplo:

A camponesa Joana d’Arc, decidiu que lideraria o exército francês, no conflito que entrou para história como Guerra dos Cem Anos, entrou para o exército se passando por homem.

Nesse caso, a representação (mentira) foi uma forma de conseguir fazer parte de algo, no qual mulheres não tinham vez.

Plagiarism – Plágio

Famoso no mundo das artes, plágio é a apropriação indevida de conteúdo sendo colocado como criação própria.

Uma atitude de utilizar determinados conteúdos e não mencionar fontes de onde foram retirados.

Substitutions of  notions – Substituição de noções

É a interpretação incorreta, deliberada, de um conceito abordado com objetivo de desinformar/enganar a pessoa que está interessada.

Bare-faced lie – Mentira Nua

É quando cria-se afirmações onde fica claro que a pessoa está mentindo.

Um bom exemplo é quando crianças pegam maquiagens das mães e dizem que não fizeram. Porém, a face está toda pintada.

Half-Word – Meia Palavra

É um tipo de mentira que chamamos aqui no Brasil, de omissão. Quando uma pessoa faz a ocultação de informações relevantes diante de uma apresentação. Esse é o tipo de técnica utilizada com frequência por pessoas que trabalham com pirâmides financeiras ou investimentos de alto risco.

Fairy Tales for Children – Conto de fadas para crianças

É a famosa mentira que muitos pais costumam dizer para seus filhos, quando por exemplo, eles perguntam como são feitos os bebês.

A explicação mais comum é: A senhora Cegonha traz o bebê quando o papai faz uma encomenda.

Esse tipo de mentira é uma forma de explicar algo complexo para uma criança, sem que isso mexa com a parte lúdica. Afinal de contas, explicar que foi feito quando estavam fazendo sexo, por mais que seja o mais honesto, não necessariamente é o que uma criança deveria ouvir, salvo a educação que cada pai achar melhor dar ao seu filho.

Lie for the rescue – Mentira para o resgate

Esse tipo de mentira possui 3 grupos diferentes:

  1. Evitar assumir a responsabilidade de algo (uma negação de culpa)
  2. Evitar problemas ainda maiores (durante uma prova, a pessoa mente, trapaceia, para não ter pontuação inferior)
  3. Nem que sim, nem que não… deixa sempre resposta em aberto, criando um looping (Ministro, o senhor não disse nem que sim, nem que não, sobre as trocas de mensagens via Telegram)

Essas características são ambíguas, porque sempre há o benefício da dúvida.

Slander – Calúnia

É a prática de disseminar informações falsas sobre uma pessoa, com a intenção de levá-la ao descrédito. Assim como o perjúrio, é um tipo de ofensa criminal.

Perjury – Perjúrio

É a famosa mentira dita em tribunais ou situações onde houve violação mediante a juramento solene. Em alguns países é considerado crime.

Bluff – Blefe

Blefar é um dispositivo tático, que tem como finalidade levar a outra pessoa a acreditar em você, sobre uma afirmação na qual não existe.

Uma pessoa pode blefar dizendo que tem todas as informações sobre uma pessoa, esse tipo de ação é para tentar extrair mais informações. Se torna blefe porque é um “jogo” em que ganha o mais habilidoso emocionalmente.

Olá, Sherlock,

o que você achou deste conteúdo? Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Mentira! Tipos mais comuns”

Max

De mais interessante 😌

Esse foi o primeiro conteúdo seu que li. 👏👏

A partir de agora não paro mais! Obrigado por disseminar esse tipo de conhecimento!