Saiba quais são os sinais que revelam quando alguém mente

Sinais de Mentira

Os Sinais de Mentira é o assunto que mais gera polêmicas quando se fala em linguagem corporal. Seja em palestras ou em cursos, é unânime a curiosidade sobre esse tema.

Mas você sabe identificar quando alguém está tentando te enrolar?

O que é o Dia da Mentira

O 1º de abril é considerado o dia da mentira, mas você sabia que existem algumas histórias por trás dessa data? Naquela época, não havia recursos e nem o conhecimento acerca desse assunto pelo que se sabe hoje.

A ciência evoluiu, e hoje ainda não é possível descobrir com 100% de certeza quando uma pessoa está mentindo, mas com muito treino e a ajuda da tecnologia, é possível chegar bem próximo desse sonho.

Uma das várias explicações se dá ao 1º de abril, tem início no século XVI, na ocasião o ano novo era celebrado no dia 25 de março, a data que marcava a chegada da primavera e ia até o dia 1º de abril, onde dava início ao novo ano.

Após a adesão ao calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França decidiu que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro e a ideia não agradou a muitos franceses.

Com isso, o povo começou a trollar o rei o enviando presentes estranhos e fazendo brincadeiras estranhas que ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil o dia da mentira iniciou pelo estado de Minas Gerais, onde circulava um jornal do tipo periódico de teor efêmero chamado “A mentira”, onde circulava a notícia da morte de Dom Pedro no dia 1º de abril de 1828, que mais tarde foi desmentida.

A mentira não é exclusividade de um só povo

A mentira não está alojada em uma região específica e muito menos em um só povo. Ela sempre existiu e sempre existirá em todo lugar. O ser humano mente por vários motivos, desde o simples fato de proteger como o de tirar proveito.

Um bebê geralmente mente para ter atenção. Por exemplo: choramos pedindo comida, mas na realidade queremos o colo de nossos pais.

A mentira faz parte de todas as fases da nossa vida e em cada uma ela exerce seu importante papel no desenvolvimento do ser humano.

Na infância a criança quando penalizada por alguma travessura, instintivamente com a intenção de se proteger, tende a mentir para que não seja punida novamente. Na adolescência, a mentira tende a ser utilizada para impressionar a menina bonita da escola. Quando adulto pode ser para conseguir aquela vaga de emprego que tanto deseja, quem nunca colocou uma habilidade no curriculum que não condiz com a realidade? Enfim, em cada período da vida tendemos a mentir por um motivo que achamos que mereça tal atitude.

Algumas pessoas sofrem de mitomania, que é um transtorno psicológico caracterizado pela compulsão de contar mentiras. É o típico mentiroso que conta uma mentira e acredita nela. Quando não tratado, pode trazer sérios problemas para ele e às pessoas do seu convívio.

É possível identificar uma mentira pela Linguagem Corporal?

Essa é a parte mais polêmica quando o assunto é identificar uma mentira. E posso responder tranquilamente que…depende! São vários fatores somados que ajudam a revelar se uma pessoa está mentindo ou não.

A habilidade do especialista em fazer a leitura corporal é uma delas, mas a principal ferramenta está relacionada em saber fazer as perguntas corretas no momento certo que induzem a pessoa revelar através de sinais corporais o que pode ser uma mentira.

Quais os sinais que podem mostrar que uma pessoa está mentindo?

Como já disse, não há um sinal isolado que te mostrará se alguém mente ou não. Tudo é uma sucessão de peças que devem ser montadas e nem posso afirmar que é infalível. Existe sempre uma grande chance de erros, mas o que proporciona descobrir se alguém está falando mentiras é o que poucas pessoas tem, a paciência e persistência.

Talvez pelo fato de desconfiar de que alguém está mentindo, logo se perde a paciência e atitudes, assim podem colocar em risco o trabalho de desvendar um mentiroso.

Vale lembrar que em cada ocasião, os métodos devem ser utilizados de maneiras diferentes. É um equívoco querer generalizar as pessoas e as circunstâncias.

Em um interrogatório policial, os meios de descobrir uma mentira são diferentes dos que são abordados em uma rodada de negócios. Portanto a primeira regra é: Não generalize!

Em uma rodada de negócios é importante fazer com que a outra parte se sinta à vontade e confiante em apresentar a proposta, afinal de contas se você aceitou a falar com a pessoa é por que ela tem algo que te interessa e isso não quer dizer que seja exatamente como ela diz, mas você quer descobrir se está fazendo um bom negócio.

1º Ponto – Observe a Linha Base

Todos nós temos o que chamamos de linha base, ou seja, o estado natural. Esse estado altera de acordo com local, situação, pessoas que estão próximas e mais alguns outros fatores.

Quando a pessoa não se encontra com a sua linha base natural, esse é um dos pontos a serem observados. Quando a pessoa mente, essa linha tende a demonstrar alterações desencadeando reações no organismo, dentre elas, as microexpressões faciais.

2º Ponto – Fique atento às Microexpressões Faciais

Aqui nesse ponto, entra talvez o ponto mais fascinante da Linguagem Corporal que é compreender, interpretar e ler as microexpressões faciais.

Quem assistiu Lie to me com certeza se lembra do grande talento e habilidade do Dr. Carl Lightman, em fazer leitura das microexpressões que aconteciam em uma pequena fração de segundos.

O Dr. Carl Lightman é uma representação do psicólogo americano Dr. Paul Ekman, talvez o maior estudioso sobre emoções humanas. Nesse seriado, tudo que é passado tem seu fundo de verdade e é comprovado, no entanto, tem sua pitada hollywoodiana.

Somente a leitura das microexpressões tem cunho científico. Atualmente, existem softwares no mercado que auxiliam em sua leitura e análise, já que essa é uma tarefa para especialista no assunto por se tratar de algo sutil e muito rápido de ser percebido.

3º Ponto – O Movimento dos Olhos

Aqui entra um mito que se tornou praticamente um mantra na PNL e no Coaching. O movimento ocular não é indicador confiável de mentira, o que ele revela é a lembrança de uma memória de longo prazo.

Não existe nenhuma comprovação científica de que possa ser real essa afirmação. O movimento ocular está relacionado à lembrança de longo prazo.

O grande problema é que se um mito tem a oportunidade de se tornar lucrativo, as pessoas propagam como fosse verdade, e esse é um dos mitos que você precisa ficar atento se tratando de identificar uma mentira.

4º E último ponto – Coçar o Nariz

Quando estamos em uma situação de estresse, as glândulas suprarrenais liberam catecolaminas, que são os mesmos hormônios da dopamina, noradrenalina e adrenalina. Esses hormônios dilatam na região nasal os micro vasos sanguíneos e isso faz com que tenhamos vontade de coçar o nariz.

Quando pressionados próximos de sermos pegos em uma mentira, é natural que o estresse ocupe seu lugar e inconscientemente esses hormônios são liberados. É esse o motivo que muitos alegam que coçar o nariz é um dos sinais de mentira. O que digo, é que é um sinal de estresse e que pode revelar algo que está sendo omitido.

A Linguagem Corporal é um universo fascinante, conhecê-la é uma das ciências que mais tende a contribuir com o desenvolvimento humano.

Ninguém sai da maratona de Lie to me ou leitura de livros, especialista em Linguagem Corporal. É necessário horas se dedicando a essa fantástica ciência. Fazer cursos com pessoas que tem know how, o ajudará muito em seu aprendizado.

Procure se afastar dos que gostam de criar espetáculos sobre esse assunto, como tudo hoje em dia se torna acessível, muitos “especialistas” costumam aproveitar da mídia para propagar conteúdos espetaculosos e irrelevantes. O show da Linguagem Corporal não é dar show para aparecer, é contribuir com o desenvolvimento de outras pessoas, levando conhecimento científico e fundamentado e não achismos como muitos o fazem.

Uma das grandes oportunidades de aprender sobre Linguagem Corporal é através do maior Congresso já produzido sobre o tema. Um evento online e gratuito que reunirá alguns dos maiores especialistas mundiais no assunto.

Especialistas que já se apresentaram em palestras no TED, Endeavor, BMW e várias grandes empresas, escritores com Best Sellers publicados estarão reunidos no BLIE.PRO – Body Language International Experience.

Para participar, basta acessar o site www.blie.pro e fazer seu cadastro. Após confirmação enviada para seu email sua inscrição estará garantida e você poderá aprender a Linguagem Corporal aplicada em diversas situações.

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Congresso online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *