A Maneira Que Segura o Copo Revela Muito Sobre Você

Tempo de leitura: 4 minutos

Personalidade Revelada

Sua Personalidade Revelada pode ser desvendada de diversas maneiras, dentre umas que passam despercebidas está a de segurar um simples copo.

Não é achismo, é observação de comportamentos do ser humano. O jeito de andar, o tipo de roupa que usamos, tudo isso reflete nossa personalidade em uma determinada situação.

Um bom evento para colocar o que iremos dizer aqui em prática, sãos as festas onde a aglomeração de várias pessoas, como a Réveillon que está chegando.

O que é a Psicologia da Personalidade?

É a área responsável por estudar e explicar as particularidades do ser humano que influenciam seu comportamento. Existem várias teorias sobre esses estudos, dentre elas está um dos mais importantes feitos por Freud.

Para Freud, o comportamento é resultado de três sistemas que são o Id, o Ego e o Superego:

  • O Id é inato (que nasce com o individuo, congênito) e regido pelo princípio do prazer, exige satisfação imediata dos impulsos, sem levar em conta as conseqüências indesejáveis.
  • O Ego é uma evolução do Id, pois apesar de conter elementos inconscientes como o Id funciona muito mais a nível consciente e pré-consciente, dessa forma, comandado pelo princípio da realidade, o Ego cuida dos impulsos do Id e muitos dos desejos acabam sendo não satisfeitos, mas sim reprimidos.
  • O Superego contém idéias derivadas dos valores familiares e sociais, por isso é um sistema parcialmente consciente que serve como censor das funções do ego, de onde derivam sentimentos de punição, medo e culpa. Desse modo, podemos considerar o Id como sendo o componente biológico, o Ego como o psicológico e o Superego como o social da personalidade, trabalhando juntos sob a liderança do Ego.

Erich Fromm, define a personalidade como produto das condições culturais que lhe é oferecido. Fazendo com que o homem se ajuste as necessidades que tem em suas mãos, para fugir ou buscar por algo para preencher essas necessidades.

Nesse post, não vamos aprofundar sobre outras teorias da Psicologia da Personalidade. O intuito aqui é focarmos e entendermos que nossas atitudes refletem o que somos. E em especial, segurando um copo com alguma bebida, algo simples, que passa despercebido por muitos, mas se você observar com profundidade, enxergará o que os outros apenas olham.

“As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes.”

Augusto Cury

 

Segurar o copo a frente do corpo

Segurar o copo na base revela, e a frente do corpo (entre peito e barriga) é sinal que a pessoa é mais analítica, e gosta de prestar atenção a tudo e a todos. É uma pessoa que não está muito aberta para conversar e se relacionar com os demais. O copo serve como uma barreira entre ela e a outra pessoa com quem fala.

Personalidade revelada

Segurar o copo ao lado corpo

Segurar o copo na lateral do corpo, é um sinalizador de simpatia, extroversão ou abertura para conversar. Repare que essas pessoas geralmente em sua maioria são sorridentes, gostam de conversar e gesticulam a todo momento.

São pessoas também que adoram fofocar durante uma festa e outra. São aquelas que sempre tem uma novidade.

Olhar por cima do copo

Esse é o clássico observador sedutor. Em suma, ele busca analisar as pessoas que estão a sua volta. Diferente do primeiro exemplo, que é o típico “metido” da festa. Nesse exemplo, você encontra o famoso “sedutor” (a) dos eventos.

Pessoas sedutoras por natureza tem personalidade alta dominância, gostam de estar no controle da situação. Isso não é uma regra e nem se deve generalizar. Mas sedutores tendem a ser pessoas mais fortes e obstinados com o que desejam.

Personalidade revelada

Segurar o copo em sua base

Segurar o copo pela base tem um significado óbvio: Manter a estabilidade e estar no controle. Geralmente são pessoas que não se interessam por aventuras.

Pessoas mais tranquilas, firmes e decididas, acostumadas com rotinas, cumprir com suas obrigações do dia a dia.

Considerações:

Como mencionei no início do post, isso não pode ser usado como uma regra 100% exata em todas as pessoas. Mas elas refletem base em estudos que fazemos para nosso conhecimento. É uma avaliação com base em perfil comportamental do ser humano e não refletem sobre regras de etiqueta.

Uma das observações mais importantes que devemos fazer é a de tomar cuidado para não rotularmos as pessoas pelas suas atitudes. Em outro artigo, explico um pouco sobre perfis comportamentais. Existem livros muito bons sobre o assunto que devem ser lidos por aqueles que querem entender mais sobre o comportamento humano.

Um grande abraço, e faça bom uso das informações aqui escritas.

Livros Recomendados:

[amazon_link asins=’8568022014,8568022006,8582402600,B015RX0FF4,B06XTX75ZM,B00PDA4KPS,8573076550,B01926XC7U’ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’e8a821a7-2cf2-11e7-afd9-a5bd7015a919′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *