Por que Mentimos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Por que Mentimos?

Por que Mentimos? Eis o assunto mais polêmico sobre o fascinante mundo da linguagem corporal, identificar um mentiroso e catalogá-lo.

O motivo que leva mais pessoas a buscarem pelo conhecimento da linguagem corporal, está justamente em identificar quando alguém mente. Isso se dá pelo simples fato de não desejarem mais ser enganados ou enrolados.

Afinal de contas, quem gosta de ser enrolado, já que a mentira está associada a perdas, ser passado para trás, tirar proveito etc.

Existe Alguma Explicação Para Isso?

Segundo uma psicóloga americana, a Doutora Bella de Paulo, em estudos realizados na década de 90, afirma que uma pessoa mente em média 2 vezes ao dia. Mentiras para evitar ou se livrar de situações que possam ser embaraçosas ou seja, a mentira com intuito de concordar com algo para parecer mais simpático.

Mentira nem sempre pode ser relacionada à falta de caráter, pois há diversas situações que leva uma pessoa a mentir. Cada mentira necessita de um motivador, ele pode ser por uma fuga de um problema ou pela busca do prazer.

Um  “bom” mentiroso consegue enganar multidões e dar prejuízos gigantescos. Temos um artigo chamado Filmes Sobre Mentirosos, onde mostramos os 12 melhores sobre essa temática. Dentre eles, o que retrata no filme “Prenda-me se for capaz”, onde o ator Leonardo Di Caprio interpreta Frank Abagnale Jr, um golpista que voa por todo os EUA de graça e recebe salários e privilégios maiores que muitos pilotos e o detalhe, sem saber pilotar.

“Em média mentimos pelo menos duas vezes durante o dia, mas já se deu conta de quantas mentiras ouvimos?”

Dizer que qualquer um pode ser um bom mentiroso pode parecer hipocrisia, mas podemos afirmar que algumas mentiras são questões de habilidades, quanto mais se treina, melhor você fica.

Atualmente, com o crescente mercado de linguagem corporal no Brasil, percebemos pessoas que se dizem especialistas no assunto, venderem cursos ensinando como identificar um mentiroso de uma maneira fácil e prática e isso não é uma verdade. Identificar uma mentira não é fácil, um mentiroso muito menos, por isso, cuidado com pessoas que dizem que tem essa fórmula mágica de identificação, pois essas pessoas podem estar tentando tirar proveito de uma necessidade que você tem e pagar por ela achando que irá resolver sua vida.

Infelizmente ainda não é possível que um software faça a leitura correta, ou ler apenas um livro ou até mesmo participar de um curso e sair um especialista em identificar mentiroso, isso requer estudos, compreensões mais profundas sobre o comportamento. Existem causas distintas que levam uma pessoa a mentir, pois cada ser humano é único.

Isso quer dizer que não existe essa receita de bolo como alguns afirmam e esquecem os embasamentos científicos para deixar seu lado empírico tomar conta.

Nesse artigo, Por que Mentimos traremos 9 motivos que levam as pessoas a contarem suas mentiras “brancas” ou “negras”.

Por que Mentimos Segundo Paul Ekman:

1º – Mentir Para Evitar Punições;

Um exemplo clássico é quando a criança quebra algo e pra evitar problemas de ser punida com castigo ou com palmadas, ela diz “não sei quem foi”, ou joga a culpa no cachorro.

Quando adulto, tendemos a utilizar essa característica para nos livrar de um erro que cometemos e sabemos que podemos pagar por ele e que isso pode nos custar caro.

2º – Ganhar Benefícios;

Essa eu posso dizer que está entre os trend’s topics do RH. É disparadamente a mentira que um candidato a uma vaga de emprego comete, enfeitando mais do que realmente é seu curriculum. Tudo para que possa conquistar a vaga.

3º – Proteção

Aquele amigo que traiu a esposa e ela vem a descobrir, o amigo geralmente movido e com compaixão diz que não acredita que ele tenha feito isso, pois o conhece muito bem e que isso pode ser fofoca ou intriga de quem quer vê-los separados.

4º – Defesa

Basta ligar os jornais ou a TV Câmara que a todo momento verá políticos mentindo por defesa de algo. Que aquilo era necessário ou não haveria possibilidades de ajudar a população. Os com mais desenvoltura utilizam ainda da filantropia para justificar seus erros.

5º – Ganhar Admiração

O famoso “marketing pessoal“. Uma pessoa que tem mitomania ou é um mentiroso patológico, aquele que busca na mentira refúgio para ser aquilo que não é. Essa pessoa tende a mentir para ganhar a admiração e aprovação dos demais. Pensa que se ela for natural, dificilmente alguém gostará dela e por isso vê na mentira a possibilidade de criar um mundo diferente dos demais, com viagens e passeios maravilhosos.

6º – Nos Livrar da Vergonha Social

O famoso falso elogio, essa roupa lhe caiu bem ou você não está gorda. Utilizamos esse tipo de mentira dentro de casa, no trabalho e em todos os cantos com intuito de sermos simpáticos e livrar o outro de um constrangimento social.

7º – Boas Maneiras

Você está sentado e sem querer seu cliente tropeça e deixa cair uma xícara com café quente e você diz, não foi nada, apenas um acidente. Só que você está queimado e roendo de dor e raiva por dentro. É uma maneira utilizada para escapar de situações que se tornam embaraçosas e manter o bom relacionamento.

8º – Manter a Privacidade

Aquela pessoa que você sabe que está dizendo uma mentira, mas ela busca a todo custo proteger sua privacidade. Em uma roda de amigos ela evita falar de sua intimidade, coisas que ela não gostaria que os outros soubessem e os curiosos ficam questionando e com isso inventa algo para se esquivar das perguntas.

9º – Poder

Nesse caso, entram as pessoas que buscam a todo custo pelo poder, e aqui digo que são os gananciosos que utilizam de mentiras para denegrir o outro e se promoverem. É aquele típico manipulador e chantagista que utiliza meios para tirar vantagens.

E você, identificou qual seu motivador? Por que Mentimos?

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Congresso online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

Livros Recomendados:

[amazon_link asins=’8535219056,B00PHOBXE6,B00BBFSHUS,0805083391,0393337456,8563066420′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’69911906-2b64-11e7-9c0f-b5b2ef7e9be7′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *