Quem não se comunica, se trumbica.

Quem não se comunica, se trumbica.

Como é sua comunicação? Já se deu conta de que você pode estar falando uma coisa e a outra pessoa não estar entendo absolutamente nada?!

Já dizia o saudoso Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica.”

Quantas vezes fala-se uma coisa e entende-se outra ou as vezes você acha que deu um show na explicação e tudo que conseguiu foi confundir ainda mais seu interlocutor.

7 características que mostram que você precisa melhorar sua comunicação

Você precisa ler esse artigo: Você acha que convence?

1 – Ter que explicar mais de uma vez

Se a pessoa que está te ouvindo tem mais dúvidas sobre o que você disse do que esclarecimento, então é um sinal de que você não sabe explicar sobre aquilo proposto.

2 – Seus diálogos se parecem mais com monólogos.

Somente você fala e não gera perguntas? Cuidado! Se a pessoa para qual você está falando nem se dá ao trabalho de fazer uma pergunta que seja durante sua explanação (a menos que tenha sido acordado antes da apresentação), é um sinal de que você está em um monólogo.

3 – Demora pra chegar no objetivo:

Ilustra em exagero o que está sendo tratado. Fala da etimologia, dos termos aplicados, parecem intermináveis suas explicações. Isso é sinal de prolixidade. Pessoas que para chegar à uma simples conclusão, contam histórias e estórias, acabam complicando aquilo que era pra ser simplificado.

4 – Justifica demasiadamente suas decisões

Se você acompanha os julgamentos do STF, STJ, então já presenciou aquelas justificativas que parecem intermináveis. Dentro do ambiente jurídico, aquilo já é chato de ser ouvido, imagina dentro do seu trabalho, que canseira deve dar em quem te houve?

5 – Termos complicados

Você precisa falar a língua que a pessoa entenda. Não adianta querer gastar todo seu latim nem o seu “juridiquês” sendo que ele entende apenas um simples português.Uma das maiores perdas de tempo é querer utilizar termos complicados e técnicos achando que isso irá valorizar sua comunicação. As chances da pessoa ficar ainda mais confusa se deve ou não te contratar, aumentam.

6 – Uma nota só

Sabe aquelas pessoas que você olha pra ela e não sabe se estão sorrindo ou se estão tristes? Pois é, imagina uma pessoa que fala e você não consegue perceber a emoção que ela diz ter, pelo que faz, quando a houve. Tom monocórdio entendia qualquer comunicação. Quem houve fica entediado por perceber que quem fala não tem tanta empolgação pelo assunto.

7 – Inexpressividade

Assim como um tom monocórdio na fala é um tédio, olhar para uma pessoa que não demonstra na face e nem nos gestos sua empolgação pelo assunto tratado, é cansativo. Linguagem Corporal é fundamental para que sua comunicação seja transmitida com excelência. É através dela que a pessoa percebe se você passa ou não confiança sobre o assunto que está sendo tratado.

Você precisa ser esse Livro Digital 

Anderson Carvalho

Perito em Análise de Credibilidade, especialista em entrevista investigativa e análise de Microexpressões faciais. Coordenador da Pós Graduação em Perícia Forense em Análise de Credibilidade e Inteligência Investigativa. Professor de Entrevista Interrogatório Estratégico e Análise de Credibilidade na Pós-Graduação em Tribunal do Júri. Graduado em Perícia Forense e Investigação Criminal, Pós- Graduando em Boas Práticas de Entrevista Investigativa. Pós-graduando em Ciências Criminais. Professor de Entrevista Investigativa na Formação de Peritos em Análise de Credibilidade na Academia Internacional de Linguagem Corporal. Perito em Expressões Faciais FACS (Facial Action Coding System), METT e SETT pelo renomado Paul Ekman Group. Especialização em Codificação Científica pelo FM-G (Portugal) Coordenador do HEP - Hub de Excelência Pericial. Assistente técnico com dezenas de atuações na área criminal.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *