Quem não se comunica, se trumbica.

Tempo de leitura: 2 minutos

Como é sua comunicação? Já se deu conta de que você pode estar falando uma coisa e a outra pessoa não estar entendo absolutamente nada?!

Já dizia o saudoso Chacrinha, “Quem não se comunica, se trumbica.”

Quantas vezes fala-se uma coisa e entende-se outra ou as vezes você acha que deu um show na explicação e tudo que conseguiu foi confundir ainda mais seu interlocutor.

7 características que mostram que você precisa melhorar sua comunicação

Você precisa ler esse artigo: Você acha que convence?

1 – Ter que explicar mais de uma vez

Se a pessoa que está te ouvindo tem mais dúvidas sobre o que você disse do que esclarecimento, então é um sinal de que você não sabe explicar sobre aquilo proposto.

2 – Seus diálogos se parecem mais com monólogos.

Somente você fala e não gera perguntas? Cuidado! Se a pessoa para qual você está falando nem se dá ao trabalho de fazer uma pergunta que seja durante sua explanação (a menos que tenha sido acordado antes da apresentação), é um sinal de que você está em um monólogo.

3 – Demora pra chegar no objetivo:

Ilustra em exagero o que está sendo tratado. Fala da etimologia, dos termos aplicados, parecem intermináveis suas explicações. Isso é sinal de prolixidade. Pessoas que para chegar à uma simples conclusão, contam histórias e estórias, acabam complicando aquilo que era pra ser simplificado.

4 – Justifica demasiadamente suas decisões

Se você acompanha os julgamentos do STF, STJ, então já presenciou aquelas justificativas que parecem intermináveis. Dentro do ambiente jurídico, aquilo já é chato de ser ouvido, imagina dentro do seu trabalho, que canseira deve dar em quem te houve?

5 – Termos complicados

Você precisa falar a língua que a pessoa entenda. Não adianta querer gastar todo seu latim nem o seu “juridiquês” sendo que ele entende apenas um simples português.Uma das maiores perdas de tempo é querer utilizar termos complicados e técnicos achando que isso irá valorizar sua comunicação. As chances da pessoa ficar ainda mais confusa se deve ou não te contratar, aumentam.

6 – Uma nota só

Sabe aquelas pessoas que você olha pra ela e não sabe se estão sorrindo ou se estão tristes? Pois é, imagina uma pessoa que fala e você não consegue perceber a emoção que ela diz ter, pelo que faz, quando a houve. Tom monocórdio entendia qualquer comunicação. Quem houve fica entediado por perceber que quem fala não tem tanta empolgação pelo assunto.

7 – Inexpressividade

Assim como um tom monocórdio na fala é um tédio, olhar para uma pessoa que não demonstra na face e nem nos gestos sua empolgação pelo assunto tratado, é cansativo. Linguagem Corporal é fundamental para que sua comunicação seja transmitida com excelência. É através dela que a pessoa percebe se você passa ou não confiança sobre o assunto que está sendo tratado.

Você precisa ser esse Livro Digital 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *