Principais Habilidades dos Grandes Líderes

Tempo de leitura: 5 minutos

Descubra quais são as cinco Principais Habilidades dos Grandes Líderes

Quando a pergunta é sobre liderança, qual a principal característica que você atribui a essa figura? Quais são as principais habilidades dos grandes líderes? Será que nascem com elas ou se desenvolvem?

Se formos enumerá-las creio que a quantidade de adjetivos aqui expressadas ainda seriam insuficientes, mediante a interpretação que cada um tem sobre o que é um líder.

Mas se falarmos sobre líder influente, aquele que deixou sua marca gravada em sua alma, como fosse um sniper que soubesse onde acertar o alvo e abater sem dar chances, isso seria 1 em cada 1.000.000.

De algum tempo pra cá o mercado de fabricação de líderes está em alta.

Existem centenas de cursos que prometem pegar uma pessoa e torná-lo um líder exemplar com algumas horas de prática e utilização de ferramentas poderosas.

Preciso te dizer que isso ajuda sim, contribui para potencializar a carreira de um líder, mas já te digo que não vai adiantar muita coisa.

Uma vez que os grandes líderes talvez nunca frequentaram uma sala de aula para te ensinar como serem líderes poderosos, influentes e carismáticos.

Nesse artigo, quero compartilhar com você algumas das principais características que um grande líder possui.

Ser Produto do seu Produto.

Acreditar no propósito, no porque precisa ser feito e qual transformação isso vai ocasionar na vida das pessoas.

Liderar é compartilhar ideias para que elas possam ser multiplicadas. De nada adianta tentar liderar se não houver paixão pela sua missão.

Muitos liderados não seguem o que a pessoa, que ocupa posição de líder, diz, porque não enxergam coerência entre eles e a função exercida.

Inteligência Emocional

Um dos maiores erros é querer que seu liderado faça exatamente como você gostaria que fosse feito.

Nem sempre as expectativas serão atendidas, é preciso compreender que assim como você, as outras pessoas possuem limitações, crenças e maneiras diferentes de aprendizado e execução.

Para delegar funções é preciso preparar a pessoa e compreender que ela pode não acertar sempre.

Um líder bom não necessariamente precisa ser bonzinho, mas isso não quer dizer que ele precise ser rude com as pessoas.

Ouvir na Essência

Existem pessoas que procuram por cursos de oratória, buscam aprimorar o vocabulário, mas na realidade deveriam procurar um curso que os ensinassem a ouvir o outro.

Ouvir na essência, sem julgamentos, sem questionamentos, sem apontamentos.

É tão comum todos quererem falar algo, mas é raríssimo ver pessoas dispostas a ouvir os outros.

Temos a chance de aprender muito mais quando o outro fala do que quando falamos, pois uma coisa é você falar algo que já tem sua opinião a respeito, outra é a perspectiva que a outra pessoa tem e pode fazer total sentido para você.

Autorresponsabilidade

Isso não quer dizer que seus liderados estejam isentos de qualquer erro que cometerem, apenas chancela que você é o responsável por ele e que quando algo sair fora do que era esperado, a responsabilidade de ter supervisionado todos afazeres, é do líder.

É importante que cada liderado seja parte fundamental na engrenagem e que ele dê sempre o seu melhor.

Certa vez dei um treinamento dentro de uma multinacional da área de segurança e um dos alunos disse que a vida dele era muito maior do que a de apertar parafusos ali dentro, e que a empresa não reconhecia seu valor.

Eu disse pra ele que se soubesse o quão importante era apertar os parafusos da maneira correta, talvez os acidentes de automóveis diminuiriam, já que o que ele fazia tinha certa relação com freios de automóveis.

A pessoa que limpa o chão da empresa tem sua responsabilidade, assim como o líder tem a sua ao ser responsável por cada um da equipe.

Comunicação

Eis o pondo chave de um líder influente, a capacidade de comunicar de forma plena com as pessoas é habilidade que deve ser desenvolvida com prioridade altíssima.

A comunicação deve ser aprimorada e evoluir, não se engane pensando que ela não tem tanta importância, a menos que você ainda faça o uso do telégrafo, telegrama e dos Correios para fazer envio de algo que precisa ser transmitido com urgência.

Perceba que os maiores erros dentro de uma empresa ocorrem pela ausência ou equívocos relacionados à comunicação entre as pessoas que ali estão.

Não é o seu jeito de falar que importa, é como o outro entende que deve ser levado em consideração.

Você já deve ter presenciado situações onde uma pequena alteração na voz gerou um desconforto enorme entre várias pessoas, e possivelmente comprometeu até o desempenho dos demais.

Comunicação não é luxo, não é apenas para palestrantes ou profissionais da área de comunicação.

Comunicar de forma plena é pra pessoas como você, que lida com outros, que são pais ou mães, que é patrão ou empregado.

Ninguém vive em uma bolha, saber comunicar é envolver o outro dentro daquilo que você acredita e precisa ser feito.

Até pouco tempo poucas pessoas tinham acesso a esse tipo de conteúdo sobre Comunicação Influente. Hoje Isso Mudou.

Todos podem ter acesso à informações de como melhorar sua Comunicação, seja pela internet, palestras, cursos ou coaching.

Mas Poucas Pessoas Estão Se Atentando À Essa Oportunidade

Você também vai ser mais um? Deixando a Oportunidade de Melhorar sua Comunicação Para Um Nível De Grandes Líderes De Sucesso?

 “O encontro do preparo com a oportunidade gera o rebento que chamamos de sorte”

Tony Robbins

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *