Análise do Papa Francisco e Donald Trump

Tempo de leitura: 5 minutos

Análise do Papa Francisco e Donald Trump

Em visita recente ao Papa Francisco, o presidente americano Donald Trump mais uma vez foi alvo da mídia de diversos países, pela foto que repercutiu o mundo todo. E nós resolvemos fazer uma Análise do Papa Francisco e Donald Trump sobre os aspectos da Linguagem Corporal.

Mas afinal de contas, você acha mesmo que o Papa Francisco tem alguma preferência presidencial?

Análise do comportamento não verbal entre Papa Francisco e o Presidente Donald Trump

Não podemos fazer afirmações falsas pois elas se tornam julgamentos, mas sabemos que a visão do Papa é socialista. Prova disso é a influência que o referenciou como Francisco, o próprio Francisco de Assis que era filho de homem rico, mas ouviu o chamado de Jesus Cristo e foi servi-lo através dos pobres.

Independente de você acreditar na história de São Francisco de Assis ou não, o que trazemos aqui é uma análise de Linguagem Corporal baseada nas emoções verdadeiras que emitimos em nosso corpo.

O que queremos ressaltar nesse artigo é que talvez, eu disse TALVEZ, por Trump ser enérgico e ter as atitudes pragmáticas focadas apenas em resultados, o Papa Francisco não se sentiu à vontade com sua presença, diferente de como sentiu-se com a de Obama, o que mais à frente iremos comentar.

Queremos deixar claro que, não temos a pretensão em fazer comparativos entre o bem e o mau ou certo e errado, muito menos em dizer que um é melhor que o outro. Tudo que estamos fazendo é uma análise da Linguagem Corporal durante a visita.

Papa e Trump sentados à mesa

Papa Francisco e TrumpNessa primeira imagem, temos informações valiosíssimas para explorarmos.

  1. Perceba que o Papa não olha diretamente para Trump e, sua expressão não é de simpatia por ele.
  2.  Mãos em cima da mesa demonstram clareza e que não há nada a esconder.
  3.  Trump está com as mãos escondidas, existem duas explicações para isso: desconforto ou respeito, já que ele é o visitante.
  4.  Não existe contato visual, em todas as imagens é possível perceber que o Papa evita olhar para Trump.
  5. A mesa é uma barreira, mostra que existe um distanciamento: “Você de lá e eu de cá.”

Comparativo entre Trump X Obama ao caminharem com o Papa

Papa Francisco, Trump e Obama

Perceba que o presidente Donald Trump está cerca de dois passos atrás do Papa Francisco, enquanto em foto de ocasião similar, o papa está na mesma linha que o presidente Obama e sua esposa Michelle.

Quando não sentimos à vontade com outras pessoas, de forma natural, tentamos evitá-las. Um ponto muito interessante na imagem é o rosto do presidente Trump, demonstra estar com sorriso sem graça e o Papa Francisco com semblante fechado.

Comparativo entre Trump X Obama no cumprimento

Comparativo dos Apertos de Mãos Entre Papa Francisco, Obama e Trump

O cumprimento revela também intimidade ou ausência dela.

O Papa Francisco ampara com suas mãos o cumprimento do ex-presidente Obama. Esse gesto representa confiança e domínio. Esse domínio pode estar relacionado a algo objetivo ou até mesmo ser subjetivo, revelando apenas uma personalidade dominadora do Papa.

Na foto abaixo que foi ampliada e clareada, você pode ver nitidamente o aperto de mão:

Aperto de Mãos Dominador

Enquanto que na imagem abaixo, onde Trump e Papa Francisco se cumprimentam, fica evidente a dominância na postura e aperto de mãos de Trump.

Repare na segunda imagem, que foi ampliada, a mão de Donald Trump praticamente abocanha a mão do Papa Francisco.

Aperto de Mão Donald Trump

Comparativo entre Trump X Obama, distância íntima

Comparativo de Proximidade

Outro fator claro está na distância que há entre as pessoas nessa foto.

Por mais próximo fisicamente que Trump esteja, ainda assim comparado ao ex-presidente Obama, existe uma diferença significativa.

A diferença entre espaços é estudada pela proxêmica, um estudo que mede a distância dos espaços pessoais, sociais e públicos de uma pessoa. Esse estudo analisa diferentes culturas e etnias.

No caso acima podemos evocar os estudos da proxêmica para mostrar que a zona íntima entre o presidente Trump e o Papa, é diferente da que o ex-presidente Obama tinha.

A foto que ganhou a mídia

Donald Trump e Papa Francisco

Na foto que repercutiu na internet, fica claro que o Papa Francisco mantém entre 15 e 20 centímetros de distância do presidente Donald Trump. E essa mesma distância é sempre mantida por ele, como estivesse dizendo: “estou protegendo meu espaço.”

Outro fato interessante é que na presença de Donald Trump, os ombros do Papa Francisco estão sempre em posição de submissão, arqueados, para baixo.

Em uma das primeiras imagens que foram divulgadas, não tivemos acesso a detalhes do rosto como temos nessa e fizemos um comentário com base na anterior, alegando que o sorriso de Trump era falso. O que nessa imagem mostra o contrário. Donald Trump demonstra satisfação de estar naquele lugar com o Papa.

Essa satisfação pode ter sido pelo que foi tratado ou por mostrar poder, já que Trump é um tubarão nato.

As pálpebras inferiores de Trump acompanham o sorriso dos lábios. Da mesma maneira sincera, o Papa demonstra seu desgosto por estar naquele local no qual ele não gostaria de estar.

Imagens: http://br.reuters.com/

 

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Congresso online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

 

Livros de Linguagem Corporal:

[amazon_link asins=’8575421824,8575429051,8532307078,B01FT9MASG,B01M13YRLF,8532649459,8532645976,8532650767′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’a13ab57e-415e-11e7-a2f6-0f5f3171c99f’]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *