A Linguagem Corporal de Kim Jong-un e Moon Jae-in

A Linguagem Corporal de Kim Jong-un e Moon Jae-in

Kim Jong-un e Moon Jae-in deram o primeiro passo para o tratado do acordo de paz. Um feito histórico e necessário para que a paz entre os dois países possa voltar a reinar.

E nós imediatamente analisamos a Linguagem Corporal dos líderes políticos.

O Encontro de Kim Jong-un e Moon Jae-in

A primeira impressão que podemos ter do encontro, foi que tudo estava muito tranquilo. A tensão maior parecia que estava nos seguranças e pessoas da confiança do líder coreano Kim Jong-un, que o cercava.

Podemos perceber que enquanto Moon Jae-in esperava o líder coreano chegar até o ponto, ele estava tranquilo.

https://youtu.be/wFPYxvfkeuU

O Primeiro Aperto de Mãos

Não se notava em nenhum dos dois, tensão ou algum tipo de incômodo. Apesar de termos imagens apenas da caminhada de Kim Jong-un até a divisa dos dois países. O aperto de mãos foi alinhado, na mesma proporção conotando igualdade entre os dois. (especula-se que houve ensaios para treinar esse momento).

Kim Jong-un e Moon Jae-in

Aperto de mãos neutro e respeitoso na fronteira – Foto: Reuters

O sorriso quebra gelo

O sorriso genuíno conhecido como sorriso de Duchein pode ser visto em ambas as faces.

É uma clara demonstração de que existe sim, abertura em ambos os lados para uma conversa.

Além do sorriso, a proximidade entre os dois é outro sinal claro de que há abertura pra conversa e negociação. Sabemos que durante décadas os dois países vivem sob muita tensão.

Ao olhar para os dois em diversos momentos, existem muito mais aberturas e pontos amistosos do que qualquer sinal de desconforto.

Kim Jong-un

Foto: GETTY – PISCINA

Visitando o lado norte coreano

Após Kim Jong-un cumprimentar e ir de encontro com Moon Jae-in no lado sul coreano, o líder sul coreano convida Kim para prosseguir a caminhada, mas Kim Jong o convida para que então pise no território norte coreano.

Nesse ponto, podemos perceber que Moon Jae-in se sente “pego de surpresa”, é uma reação que ele não esperava. Kim Jong-un como forma de sinceridade, pega na mão de Moon Jae-in e o leva até seu território.

Agarrar ou segurar as mãos com força, nas culturas coreanas, é considerado como rude, grosseiro.

Kim Jong-un e Moon Jae-in

Foto AP: ASSOCIATED PRESS

Comunicação aberta

Moon Jae-in possui características de bom comunicador. Repare que esse gesto com as mãos espalmadas na vertical e polegares para cima, é sinal de positividade e condução sobre aquilo que está sendo tratado. Apesar de ser um gesto teatral, é um gesto ilustrador, valoriza muito na comunicação argumentativa.

 

Moon Jae-in

Foto: Reuters

 

Após 65 anos, um líder norte coreano cruzou a linha demarcada por ameaças de bombas nucleares, podemos considerar um imenso avanço na comunicação não verbal de ambos.

Coreanos são mais reservados, não utilizam gestos e nem toques para enfatizar a mensagem, são mais contidos, discretos. E o que podemos perceber diante dessas imagens, é que a comunicação fluiu congruentemente.

Agora é esperar um encontro de Kim Jong-un com presidente Donald Trump para vermos qual será o comportamento de ambos os líderes.

Veja a análise da Linguagem Corporal de Donald Trump e Emmanuel Macron nesse artigo

Gostou do artigo e quer aprender a fazer análises de Linguagem Corporal? Então inscreva-se agora em nosso Workshop Online. São diversas palestras ministradas por grandes especialistas no assunto, para te ajudar no seu crescimento pessoal, social e profissional.

A maneira mais prática e inteligente de aprender Linguagem Corporal dentro da sua realidade.

Workshop Online de Linguagem Corporal

Anderson Carvalho

Perito em Análise de Credibilidade, especialista em entrevista investigativa e análise de Microexpressões faciais. Coordenador da Pós Graduação em Perícia Forense em Análise de Credibilidade e Inteligência Investigativa. Professor de Entrevista Interrogatório Estratégico e Análise de Credibilidade na Pós-Graduação em Tribunal do Júri. Graduado em Perícia Forense e Investigação Criminal, Pós- Graduando em Boas Práticas de Entrevista Investigativa. Pós-graduando em Ciências Criminais. Professor de Entrevista Investigativa na Formação de Peritos em Análise de Credibilidade na Academia Internacional de Linguagem Corporal. Perito em Expressões Faciais FACS (Facial Action Coding System), METT e SETT pelo renomado Paul Ekman Group. Especialização em Codificação Científica pelo FM-G (Portugal) Coordenador do HEP - Hub de Excelência Pericial. Assistente técnico com dezenas de atuações na área criminal.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *