Soro da Verdade, Funciona de Verdade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Soro da Verdade

Soro da Verdade, funciona mesmo de verdade? Prometemos relevar tudo nesse post sobre tiopentato de sódio, mais conhecido como Soro da Verdade.

O que é o Soro da Verdade

O tiopental, conhecido também como tiopentato de sódio, é um composto químico orgânico sintético derivado do “ácido barbitúrico” de ação rápida, descoberto por Adolf Von Baeyer em 1864. Foi descoberto e introduzido no meio clínico no anos 30.

Tiopental é um soro depressor do sistema nervoso central, muito utilizado para anestesia geral, ou completa de curta duração. Também é um dos fármacos usados na injeção letal.

Na década de 60 e 70, foi introduzido pelos praticantes de psicoterapia com a intenção de melhorar os resultados dos pacientes.

A CIA, durante 25 anos teve dentre seus projetos, um soro similar de codinome MKULTRA, que tinha a finalidade de investigar o comportamento humano.

Por mais que algumas pessoas defendem os direitos naturais adquirido dos presos como poder ou não confessar. A Anistia Internacional sustenta que a utilização de drogas da verdade com fins de espionagem, pode violar a Convenção contra a Tortura.

 

Pra que serve o Soro?

A intenção por de trás do soro, é desinibir a pessoa para que ela  perca a vergonha e se abra por inteiro, despindo-o de qualquer barreira ou valor moral.

Talvez em algum momento você já ouviu relatos ou presenciou situações onde pessoas que ingeriram muito álcool ou outro tipo de droga, fazerem coisas que quando sóbrias, não fariam por nada.

Existe uma fantasia enorme se tratando de soro da verdade. Nos desenhos animados ou nos filmes de espionagens, ele é retratado como um revelador de segredos quando um personagem tenta tirar alguma informação confidencial.

Funciona ou não funciona?

O que ninguém conta sobre o soro da verdade, é que não existem garantias sobre o que as pessoas falam, já que o que essa droga faz é soltar a língua das pessoas que dela fazem o uso. Após vários estudos feitos, ficou comprovado que não existem relações concretas sob o que é dito, ser verdade ou não quando sob efeito da droga pelo ponto de vista científico.

Os melhores resultados obtidos com os testes da droga, foram em pacientes que já estavam sedados sob efeito de algum outro remédio que o deixasse com a fala comprometida.

Em 1942, os cientistas desenvolveram uma droga que pudesse acabar com as defesas psicológicas dos inimigos e prisioneiros a pedido da CIA. Após vários testes, os cientistas chegaram a uma composição que recebeu o nome de TD (Truth Drug, droga da verdade em inglês).

Após alguns anos, a CIA utilizou o LSD (ácido lisérgico), como soro responsável pela façanha desejada, mas não tiveram os resultados desejados. A CIA aproveitou o uso do LSD nos interrogatórios, onde poderia ameaçar os suspeitos com a possibilidade de os deixarem loucos caso não falassem.

Assim como LSD, o ectasy (metilenodioximetanfetamina ou MDMA) foi utilizado com soro da verdade pelos americanos na década de 50, apesar de terem sido descoberta pelos alemães Mannish e Jacobson.

Rerência: Wikipedia

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Workshop online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *