Persuasão é Arte ou Ciência? Aprenda as diferenças

Tempo de leitura: 3 minutos

Persuasão é Arte ou Ciência? Aprenda as diferenças

Persuasão é Arte ou Ciência? Aprenda as diferenças nesse artigo que intriga e confunde várias pessoas:

Sempre me perguntam e sempre respondo do mesmo jeito: Se é arte precisa de treino pra aperfeiçoar, assim como qualquer outra arte. Se for ciência precisa ser estudada para desenvolver. Em outras palavras, de um jeito ou de outro você pode aprender a persuadir.

Por mais que algumas pessoas acreditem que todos tem o mesmo significado, a única coisa em comum que elas tem está na mensagem que é transmitida

Quais as diferenças entre persuadir, manipular e convencer?

Manipular pode causar sérios danos. Pode até funcionar por um determinado período, mas uma hora ou outra perderá força e os efeitos são sempre negativos.

Manipular está em utilizar de distorção na mensagem que está sendo passada adiante. Um manipulador gosta de fazer chantagem, faz questão de mostrar os pontos fracos do outro e se utilizar destes a seu favor, mostrando uma visão distorcida da realidade daquele.

O manipulador só tem uma intenção, tirar vantagens do próximo a qualquer custo.

Você pode convencer, pode fazer com que a outra pessoa concorde com tua visão, mas isso não quer dizer que ela irá confiar na sua pessoa apenas pelo que foi dito, pois convencer acontece em níveis racionais do cérebro.

Você está de posse de dados, estatísticas, números e cálculos que não tem como serem contestados e mostram toda a eficiência dos seus produtos na vida de uma pessoa.

Mas isso não quer dizer que a pessoa esteja tão empolgada em comprar ou pagar pelo preço que você está cobrando. E daí, provavelmente terá que jogar centenas de benefícios para que seu cliente compre.

Nada melhor do que o próprio manual de instrução com todas as informações sobre seu produto, para que o cliente possa comparar com a do seu concorrente e poder convencer-se de que ele é melhor. Mas é por esse motivo que convencer não significa muito, já que ele não faz com que o cliente tome a decisão de compra.

É por isso que na persuasão a coisa acontece como mágica sem ser magia. Tudo porque você fala para o coração da pessoa, atingindo o subconsciente onde 95% das informações estão ali sem você ter conhecimento.

Compras são feitas a níveis emocionais e justificadas pelo racional, mas para isso você precisa saber como persuadir seu cliente, como atingir os níveis emocionais adequados e converter em vendas um desejo de compra.

Persuadir exige dedicação e estudo!

Dentro da persuasão a mensagem é repassada de forma “original”, sem alterações ou rasuras em seu conteúdo, porém a diferença está no COMO se passa, como se distribuem as informações.

Persuadir requer conhecimento não sobre dados técnicos, mas sobre como o seu cliente funciona. E por esse motivo pessoas que persuadem são mais bem sucedidas, pois exige dedicação e horas de estudo.

A moeda mais valiosa existente é o relacionamento, muito mais do que o dinheiro e de qualquer outra coisa que você possa imaginar, e não há outra forma de conquistar algo se não tiver outras pessoas envolvidas.

Por esse motivo aconselho você a começar a desenvolver o quanto antes suas habilidades de persuasão, seja pelo talento ou através da ciência, ela está acessível para você a qualquer hora e em qualquer lugar.

E posso afirmar tranquilamente que você pode desenvolver essas habilidades, assim como eu desenvolvi, com muito estudo, dedicação e prática. Você só precisa acreditar que pode, e querer desenvolver.

Boa leitura!!

Vamos à prática!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *