Os 10 mandamentos do Líder Coach

Tempo de leitura: 8 minutos

O mundo precisa de líderes capazes de inspirar, influenciar e impactar vidas positivamente. O líder ideal para essa nova era de profissionais que vem surgindo não pode ser apenas chancelado por títulos, ele precisa entender de pessoas, ele precisa ser um Líder Coach!

Os 10 Mandamentos do Líder Coach

Acredito verdadeiramente que a criação de líderes não é algo ligado apenas ao cargo formal que o profissional exerce dentro de uma empresa. Ser líder é antes de tudo saber se auto liderar. Compreender qual importância e relevância tem seu papel naquela função que ocupa.

Temos um artigo de Linguagem Corporal para Coaches

Você só será um Líder Coach se seguir algumas leis. Essas leis não estão redigidas no manual de nenhuma empresa, mas dentro de cada um de nós, é possível avaliá-las para facilmente percebermos que gostaríamos de ter como exemplo, líderes desse estilo.

1º Mandamento: Busque Aperfeiçoamento

Você já deve ter se perguntado: Por que alguns coaches tem muito mais sucesso do que outros, sendo que as formações são praticamente semelhantes? A resposta não está na formação, mas no acúmulo de habilidades desenvolvidas ao longo do tempo.

Algumas pessoas vão dizer: ser líder coach de sucesso tem a ver também com genética e, de fato, não está totalmente errado, porém precisamos entender de que maneira e qual é a métrica correta.

Segundo estudos da Universidade de Illinois, 70% da composição de um líder é adquirida através de habilidades aprendidas e desenvolvidas, enquanto apenas 30% tem alguma relação com genética.

Artigo em inglês do estudo pode ser lido aqui

Dica:

Esvazie o copo! Esteja disposto a aprender mais, ao invés de dizer que já sabe. A melhor maneira de se desenvolver é observar aquilo que está sendo transmitido e ver quais daquelas informações são importantes, para só depois descartar aquelas que parecem ser irrelevantes. Você sempre terá algo novo para aprender.

2º Mandamento: Seja a Influência que Deseja

Pense em uma pessoa que você tem uma profunda admiração, uma pessoa que para você, é líder nato. Qual a principal característica que ela possui? Seria por acaso: influência?

Líder não é o rótulo e muito menos o cargo. Líder é aquele (a) que tem a habilidade de influenciar outras pessoas.

Ghandi não era rico e arrastava multidões, Dalai Lama vive recluso e ainda assim exerce grande influência. Jesus Cristo não tinha WhatsApp, nem Instagram ou Linkedin e após milênios, milhares de pessoas ainda seguem seus ensinamentos.

Sua capacidade de influenciar tem de ser desenvolvida com propósito de impactar a vida da outra pessoa. Talvez você pode ser um excelente Líder Coach para emagrecimento e mostrar aos seus seguidores como eles podem viver em plenitude com a saúde. Ou um Líder Coach para casais que precisam de ajuda com os filhos?

Dica:

Procure olhar os pequenos conflitos e áreas que concentram problemas e que poucos se propõem a resolver. Influencie essas pessoas de maneira positiva.

3º Mandamento: Demonstre Confiança

Segundo Jhon Maxwell, confiança é mais simples de explicar do que entender, são apenas dois elementos que precisam ser percebidos pelas outras pessoas: Consistência e Caráter.

Líderes confiáveis não são aqueles que nunca erram, mas aqueles que reconhecem que erraram, assumem o erro e busca corrigi-lo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Gallup, com 10.000 pessoas, confiança é uma das 4 características que são observadas no Líder Coach.

São consistentes e coerentes, demonstram caráter através de atitudes e comportamentos, não apenas através de discursos bonitos.

Sabem inspirar, mas acima de tudo dão exemplos.

Dica:

Lidere pelo exemplo, seja produto do seu produto.

4º Mandamento: Respeite e Seja Respeitado

Em uma escala de 0 a 10, certamente se essa pessoa estiver na média, ou seja, em 5, suas chances de segui-lo seriam nulas.

O Líder Coach precisa ter acima de 7 de aprovação para começar a gerar engajamento. Números abaixo de 6 mostram perigo. Aliás, você conhece algum líder medíocre? Certamente que não, isso pelo fato de que chefes medíocres existem aos montes, mas líder, esse precisa estar acima da média.

Dica:

Autoreflexão sobre sua forma de agir, peça feedback para seus seguidores.

5º Mandamento: Conexão

Sabe por que muitos Coaches brilhantes não conseguem se tornar líderes admirados? Porque eles querem que as pessoas os sigam pela sua inteligência.

“As pessoas não se importam quanto você sabe, até saber o quanto você se preocupa com elas.” – John C. Maxwell.

Conexão é elemento de suma importância. Você precisa criar empatia se deseja ser visto como um verdadeiro Líder Coach.

Empresas precisam de líderes mais humanos, sensíveis, que olhem para eles sem o cifrão brilhando nos olhos.

Conectar com pessoas é a chave para ser ouvido, admirado e seguido por aquela pessoa.

Dica:

Descubra como você pode ajudá-la. Ouça e observe mais. Preste atenção na Linguagem Corporal da pessoa, veja como o corpo dela se comporta com as palavras que estão sendo ditas.

6º Mandamento: Crie Rapport

De acordo com a Lei de Magnetismo de Maxwell, atraímos pessoas que são semelhantes a nós.

Você gostaria de estar próximo de uma pessoa que vive desanimada, criticando e resmungando ou próximo de pessoas que sempre te fazem sonhar, inspiram e buscam por soluções?

“Você é a soma das 5 pessoas com quem convive.”

Criar rapport é simples, você só precisa comunicar de forma que a outra pessoa compreenda.

Perceba a Linguagem Corporal, discurso, palavras utilizadas e seu rapport ficará mais fácil de ser conseguido.

Temos um artigo de Linguagem Corporal no Processo de Coaching

Se passar mais tempo próximo de pessoas tóxicas, atrairá pessoas tóxicas. Se deseja ser rodeado por pessoas positivas, mantenha-se sempre positivo.

Dica:

Não tenha medo de fazer amigos, estabeleça rapport com eles, mas mostre sempre que você é um líder otimista.

7º Mandamento: Crie seu Círculo de Poder

Existe um termo no mundo dos negócios que chamamos de derramamento. Estar próximo à pessoas que tem visões parecidas, são referências para você naquilo que fazem, o farão ser visto também como referências para seus seguidores.

“Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá acompanhado”

Seguidores gostam de associar sua imagem com a imagem de uma outra grande referência no assunto. A ideia de fazer tudo sozinho pode ser uma grande perda de tempo.

Dica:

Esteja próximo de pessoas que são referências para você, no segmento em que deseja ser destaque.

8º Mandamento: Faça Virar Hábito

Conforme a Universidade de Illinois mencionou em seu estudo, 70% das habilidades de um Líder Coach são aprendidas, isso nos sugere que precisamos criar hábitos que nos levem a aprender novas habilidades e a aperfeiçoar aquelas que já temos.

Seja sempre relevante e eficaz naquilo que se propôs a fazer. Seus seguidores irão ver suas atitudes como a de um profissional que busca aprimoramento constante de suas habilidades. Lembre-se: lidere pelo exemplo.

Dica:

Identifique áreas que precisam ser aprimoradas e outras que precisam ser adquiridas.

9º Mandamento: Empodere

Se você já trabalhou como empregado ou ainda trabalha como um, sabe que uma das piores coisas que podemos ter é um chefe chato, desestimulante, que vive nos cobrando e criticando, mas jamais apoia.

Líderes Coaches tem confiança para ensinar, capacitar e deixar o liderado voar. Chefes medíocres prendem informação, seguram ao máximo o subordinado. Líderes formam profissionais para o mercado, melhores do que eles próprios, pois acreditam que sua missão é ajudar pessoas a darem o seu melhor.

“Líder faz o seguidor brilhar, chefe ofusca o subordinado.”
Anderson Carvalho

Dica:

Permita que a equipe faça, crie e erre. Ensine o valor de cada etapa e eles entenderão seu recado.

10ª Lei: Esculpa o mármore

Michelangelo olhou para o bloco de mármore e viu Davi. Você precisa fazer com que seus liderados olhem para o “bloco de mármore” e passem a visualizar uma obra de arte tão bela como a de Michelangelo.

Fazer com que seus seguidores contemplem aquilo que ainda não existe, sonhar, criar um ideal e imaginar como seria o mundo se tivessem centenas ou até mesmo milhares de pessoas que tivessem acesso àquela informação ou ferramenta.

Dica:

Exercite o poder da visão, crie o mural do “Eu Vejo” e escreva tudo que você deseja ver nos próximos 5 anos de sua vida.

Liderança é uma jornada, não um destino.

 

 

[amazon_link asins=’B00D9C2FBS,B009K8MSPI,B01L2JR1WM,8566997271,8578608259,B00QHBOBA6,8573254548,8566997247,8573037113′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’d0fe2e4c-0b78-11e8-9ad4-5726101549c4′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *