NOJO

NOJO

Vamos falar do NOJO?

Sempre nos perguntam o que diferencia uma expressão de nojo com a do desprezo.

Nojo é uma emoção que representa a aversão, afastamento.

Vamos fazer um teste? Ligue a câmera do seu celular em modo selfie ou vá para a frente do espelho.
Imagine-se faminto, parece que está com estômago lá nas costas de tanta fome e aí você se depara com um animal já em decomposição. Já não dá pra reconhecer que animal é direito, você evita olhar e tampa seu nariz para não sentir o cheiro.

Se você vivenciou essa emoção, certamente fez uma carinha de NOJO.

Onde se concentra a expressão?

As zonas de ativação do nojo segundo a metodologia FACS criada por Ekman e Frisen, são:

AU’s: 4+9/10

Temos um artigo onde explicamos o que é o FACS

Codificação do Nojo

Crédito imagem: https://www.researchgate.net

Essa emoção acontece em uma área fácil de ser compreendida. Região da boca e nariz. Imagine um retângulo pegando da boca até suas sobrancelhas, é nessa parte onde ela se manifestará.

A boca cria uma espécie de triangulação. Em alguns casos a expressão de NOJO é assimétrica. Isso faz com que algumas vezes haja uma confusão com o DESPREZO.

O nariz parece se defender, perceba que ele enruga todo, é uma maneira de  “cortar” o odor que recebe.

Apesar de ser uma emoção negativa, ela é de suma importância para nossa proteção. É um mecanismo de alerta para algo que não está bom. Identificamos um alimento que não está bom, logo o NOJO entra em ação e diz: Calma aí, isso vai te fazer mal.

Quando passa a noite na bebedeira e no dia seguinte a ressaca matadora toma conta do organismo, ao presenciarmos um alimento que gostamos muito, nosso estômago diz: detesto esse alimento, não desce.

Quando temos aversão mais intensa, evitamos contato visual, viramos o rosto, afastamos de imediato o corpo.

Em uma negociação, se uma pessoa demonstrar essa expressão, fique atento, você está prestes a perder sua venda. É um sinal que o que ele está vendo, ouvindo ou presenciando, não contempla suas necessidades.

Livros que merecem ser lidos sobre o NOJO

[amazon_link asins=’B0047Y0KQO,B079652679,6130830734,B005LW5JZS’ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’bb159be3-1709-11e8-a6c8-ab2932b98088′]

Anderson Carvalho

Perito em Análise de Credibilidade, especialista em entrevista investigativa e análise de Microexpressões faciais. Coordenador da Pós Graduação em Perícia Forense em Análise de Credibilidade e Inteligência Investigativa. Professor de Entrevista Interrogatório Estratégico e Análise de Credibilidade na Pós-Graduação em Tribunal do Júri. Graduado em Perícia Forense e Investigação Criminal, Pós- Graduando em Boas Práticas de Entrevista Investigativa. Pós-graduando em Ciências Criminais. Professor de Entrevista Investigativa na Formação de Peritos em Análise de Credibilidade na Academia Internacional de Linguagem Corporal. Perito em Expressões Faciais FACS (Facial Action Coding System), METT e SETT pelo renomado Paul Ekman Group. Especialização em Codificação Científica pelo FM-G (Portugal) Coordenador do HEP - Hub de Excelência Pericial. Assistente técnico com dezenas de atuações na área criminal.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *