Linguagem Corporal, seria esse o segredo da comunicação Whindersson Nunes? Do anonimato à estrela de maior brilho no Youtube no Brasil.

Mas o que podemos aprender com a maneira de comunicar de  Whindersson Nunes?

Mesmo que você não seja fã, certamente já ouviu em algum momento seu nome sendo pronunciado por alguém.

Seja nas redes sociais onde sua presença se tornou “onipresente” ou nos comerciais de TV, teatros e até mesmo no exterior, Whindersson Nunes é o Neymar do Youtube. Quando abre sua boca, goste você ou não do que ele tem a dizer, é como um caça níquel, moedas caem para as empresas que o contratam.

Mas quais as principais características envolvidas em sua comunicação?

Linguagem Corporal

Sua Linguagem Corporal é perfeita para o tipo de personagem caricato que Whindersson representa. Os gestos, postura, maneira de andar e os trejeitos empregados, valorizam ainda mais a mensagem como também o faz ser percebido como referência que é.

O que faz Whindersson ser hoje de longe o Youtuber de maior sucesso no Brasil, atingindo diretamente 10% da população brasileira, são as junções desses elementos preciosos.

Mas nem sempre foi assim…

… o desenvolvimento que levou a aprimorar suas técnicas foi árduo. Em seu primeiro vídeo para o Youtube, é possível perceber que mesmo o que vemos hoje, é uma versão aprimorada do que ele foi lá atrás quando começou.

Perceba que a comunicação dele é similar a do início, com um grande diferencial: Linguagem Corporal.

Temos um artigo onde falamos sobre a utilização de gestos nas apresentações

Antigamente ele queria passar sua ideia, focava na voz e nas edições de vídeo. Certamente ele não sabia que se fizesse o uso adequado da Linguagem Corporal, seus vídeos ganhariam mais expressão, e foi o que aconteceu.

Conteúdo Prático

Não adianta ter um bom conteúdo se não souber passar. Whindersson é mestre em simplificar a informação. Mesmo que seja uma mensagem complicada, ou conteúdo fictício, ele consegue conectá-la ao seu público de maneira simplificada e fácil de ser compreendida.

Sua naturalidade ao falar, torna um assunto grave em cômico sem diminuir sua importância, é uma das principais habilidades que merece destaque.

Histórias ou estórias, ele retém audiência

Ele vai direto ao ponto logo no início do vídeo, diz sobre o que vai falar, torna o personagem principal e valoriza cada parte das histórias em sua narrativa.

Podemos considerar Whindersson como um bom storyteller, pelo fato de conseguir envolver sua audiência com suas peripécias, os números provam o quão eficiente é sua popularidade.

Mesmo que você não seja um seguidor ou nem admire seu trabalho, Whindersson pode te ensinar a contar histórias de maneira humanizada.

Empatia com seu público

Uma das maiores características que ele possui e sabe fazer seu uso mesmo com todos os exageros, é a maneira como ele se coloca no lugar do outro ao expor uma situação.

Ele fala de um problema que todos nós passamos em algum momento, se insere no problema, ilustra esse problema verbalmente e o dramatiza com sua Linguagem Corporal, e mostra variáveis para sua solução.

Carisma

Carisma não tem nada a ver com simpatia, mas com a maneira de envolver com as pessoas. Whindersson  fala de igual para igual sem se colocar em posição superior a quem o assiste.

Duas características relacionadas ao tipo de carisma, também chamam muito atenção. O carisma da presença e da comunicação efetiva.

  • Carisma da presença se dá ao fato de fazer o bom uso da sua imagem mesmo que seja cômica. Demonstra irreverência e assume esse papel. Sua Linguagem Corporal demonstra autoridade no que faz de melhor. Ao contrário de outros personagens que parecem “vestir” uma fantasia de humorista, Whindersson faz isso sem precisar desse artifício.
  • Carisma da comunicação efetiva se trata da maneira pela qual cria seus diálogos com seus monólogos. Ele consegue emendar um assunto no outro fazendo fluir de maneira natural. É por esse motivo que em seus vídeos possuem cortes brutos nos trechos. Essa é uma técnica de passar o conteúdo de maneira constante, utilizada por profissionais de vídeo.

Posso me tornar o próximo Whindersson?

Bem, quanto a isso eu não posso garantir absolutamente nada. Na realidade, assim como a 1ª Sônia, o 1º Felipe Neto, a 1ª Kéfera Buchmann dentre tantos outros, você precisa ser o 1º quem você realmente é.

Originalidade é elemento escasso em terra onde CTRL C e CTRL V reina. Mas é tão difícil ser original! Concordo plenamente, mas é por isso que esses Youtubers, assim como o próprio Whindersson, se tornaram referências, por serem originais.

Cada um comunica de forma que a informação e o conteúdo se assemelham melhor com o perfil ou personagem representado.

Vale copiar de outros? Claro, desde que você ainda pegue pontos que assemelham ao seu perfil, entretanto, pra que um segundo Whindersson? Não existem dois Tiriricas, nem dois Tirulipas, nem dois Falcão.

Ser um Youtuber de sucesso é tão fácil quanto escrever um livro. Primeiro você precisa começar, depois completar com ideias. Sim, fui irônico, eu sei.