Gestos – Comunicação Para Políticos

Tempo de leitura: 4 minutos

Não só de promessas vive um político, mas de uma boa comunicação capaz de convencer o eleitor de lhe confiar seu voto. Comunicação que vai além das palavras, falo sobre Linguagem Corporal, mais precisamente sobre gestos, aqui nesse artigo.

Estamos caminhando para as eleições de 2018. Candidatos aos cargos de: Deputados, governadores, senadores e presidentes já se preparam para disputar essa que promete ser a eleição mais acirrada de todos os tempos.

Muitas pessoas nos perguntam o que significam alguns gestos que os políticos fazem? Bem, pensando nisso, resolvi criar aqui uma série de postagens dedicadas à comunicação para políticos.

Temos um Livro Digital que ensina como ser mais influente utilizando Linguagem Corporal

Para não ficar confuso de entender, pois Linguagem Corporal é algo muito mais amplo do que aquilo que está escrito nos livros e ensinado em cursos, resolvi dividir essa série em partes. Nessa primeira, irei falar sobre as variações, sobre os famosos gestos chamados Hand Steeple ou campanário ou gesto de cúpula, que é dito aqui no Brasil por alguns especialistas.

Por que preciso prestar atenção nos gestos?

Existem pesquisas científicas que mostram que há mais conexões nervosas entre cérebro e mãos do que em qualquer outra parte do corpo. Pra se ter ideia mais prática do que estou falando, quando ficamos nervosos, tendemos a tremer as mãos, quando estamos com medo nossas mãos suam, quando estamos ansiosos buscamos estalar os dedos afim de aliviar a pressão.

O que é Hand Steeple

Hand Steeple é o famoso gesto para definir poder em apenas uma postura com as mãos. É um gesto muito popular em filmes de artes marciais, como também em filmes de mafiosos para sinalizar quem é a pessoa que tem o poder.

Por que o político precisa utilizar esses gestos

Político é líder e todo líder precisa transmitir uma primeira boa impressão ao seu liderado. A chance dele confiar em você está nos primeiros 7 segundos. Seu cérebro verá se essa pessoa é ou não confiável. O líder precisa aproveitar cada milésimo de segundo para transmitir uma imagem de: poder, carisma e confiança para seu eleitorado.

Gestos como Hand Steeple transmitem essa imagem para as pessoas que o veem comunicando.

Quantos Hand Steeple existem

Existem diversas variações. Nesse artigo iremos focar nos sete mais importantes e comuns de serem identificados.

Esses sete gestos podem representar poder ou submissão. É por esse motivo que você precisa saber diferenciá-los, pois a chance de saber qual sentimento há na outra pessoa, aumenta consideravelmente.

Poder – Não mexa comigo

Esse gesto é a melhor definição de poder e confiança que se pode ter através de um gesto das mãos.

Ele fica na direção da cabeça, pontas dos dedos unidas e os centros das mãos afastados. É chamado como cúpula do poder, por se parecer com uma cúpula.

Cúpula do Poder

Poder – Disposto a se envolver

É similar ao gesto anterior, porém ele fica direcionado para o público. Funciona como uma seta indicando: eu estou permitindo que você fale. Ainda assim é um gesto dominante.

Gestos

Gestos dominantes merecem cautela ao serem utilizados de maneira consciente, pois podem sugerir arrogância.

Poder – Disposto a ouvir

Ainda seguindo as mesmas características que os dois anteriores, é um gesto de poder, indica que está disposto a ouvir. A diferença entre o anterior é que a intenção assinalada nesse gesto é de que ele ouve enquanto o outro fala, já o anterior, ele ordena a pessoa falar.

Hand Steeple

Pensativo – Estou pensando sobre o que está sendo dito

Esse é um gesto reflexivo, sua intenção não é demonstrar poder, mas que aquilo que está sendo dito é algo a ser analisado com mais profundidade.

Perceba que existem semelhanças físicas entre esses quatro primeiros gestos. O que muda é a direção para onde eles apontam.

Hand Steeple

Indeciso

Quando uma pessoa não tem tanta certeza sobre o que ela está dizendo, esse é um dos gestos mais comuns feito com as mãos. Ela une apenas as pontas dos dedos e deixa um espaço distante entre as palmas.

Hand Steeple

Desconforto

Hand Steeple

Aqui já entramos na zona de perigo. Gestos que podem revelar estresse e ansiedade sempre merecem uma observação mais cautelosa. Podem indicar medo de ser descoberto em uma mentira ou apenas mostrar que uma pessoa está tensa aguardando um resultado.

Submissão

Mãos abaixo da linha da cintura e viradas para baixo tem o significado de submissão. Seja com os dedos entrelaçados ou soltos, o sentimento por detrás desse tipo de gesto está ligado à situações ou uma parte do assunto que é difícil para a pessoa lidar.

William Waack

Lembre-se, gestos por si só ao serem analisados não podem ser considerados como decisivos, já que você precisa saber o que está sendo dito, para ver se aquele comportamento se encaixa dentro do discurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *