Como Lidar Com Imprevistos

Tempo de leitura: 6 minutos

Como Lidar Com Imprevistos

Como Lidar Com Imprevistos, nas apresentações em público? Você e qualquer outra pessoa pode passar por isso em algum momento. Isso é, se já não passou alguma vez.

Um caso recente de Como Lidar Com Imprevistos, ou melhor, NÃO Lidar!

Como Lidar Com Imprevistos

Recentemente vimos a entrevista do professor Robert Kelly ganhando fama na internet quando ele foi comicamente interrompido pelos seus filhos, uma simpática garotinha e um bebezinho ainda no andador, e pra complicar ainda mais, sua esposa tentando resolver a situação acaba se jogando no chão, a cena que parecia ser um desastre, se torna cômica e cai nas graças do povo.

Ficou claro que o entrevistado não estava nada à vontade com a situação. Mas graças a trágica comédia que eles passaram, a família do professor Robert Kelly caiu nas graças dos internautas e desde então, seu vídeo já foi visto quase 20 milhões de vezes somente no canal da BBC no Youtube (até o momento desta postagem).

O exemplo do professor, nos mostra de forma bem clara que ele não sabe lidar com imprevistos, ao menos, ele não estava nem um pouco preparado para isso.

E se fosse com você, seria divertido?

Mas o que aconteceu com ele foi divertido para nós que assistimos, mas e se fosse com você, como reagiria a essa situação?

Uma das habilidades que um bom comunicador deve desenvolver é justamente a da naturalidade ao agir em situações inesperadas.

Algumas pessoas como o próprio professor Robert Kelly não saberia como reagir a essa situação, por falta de preparo, algo que independente da área de atuação, todo profissional deve saber lidar com imprevistos e, ainda saber sair deles com bom humor quando for o caso.

É algo difícil de acontecer, mas ainda mais nos momentos onde as pessoas tem se polarizado com opiniões políticas e ideológicas, qualquer assunto que seja um posicionamento diferente de uma outra pessoa, pode gerar uma confusão sem precedentes. Certa vez, em uma palestra quando uma pessoa na plateia via a foto de um político, começou a gritar de forma favorável a ele, enquanto outros olharam torto. Conseguir contornar a situação de maneira rápida e sem danos, mas requer um tremendo jogo de cintura na hora e que é bom você estar preparado, pois todos que se expõem ao público correm esse risco.

O que fazer quando o inesperado acontecer?

É importante você saber que não há uma receita de bolo para se usar em todas as situações inesperadas, a melhor forma é você estar preparado para saber lidar com imprevistos, eles podem acontecer, não necessariamente terá de acontecer.

Não se engane achando que tudo está sob controle, sempre algo pode acontecer, sempre haverá uma lacuna que deixamos passar sem percebermos. Então, o melhor a fazer é sair disso com bom humor.

Em várias palestras que ministro ao longo dos anos, sempre tem algo novo e inusitado que acontece. Nem sempre esse algo é percebido pelo público. Já dei palestras com teto de auditório caindo água e tive palestras onde sempre alguém contestava o que eu falava. Já presenciei casos onde uma pessoa da plateia falava mais alto no celular do que eu no microfone. Pessoas que dormiam durante o que eu falava ou alguém que se sentiu mal com alguma coisa e teve que sair de ambulância.

Sem contar as vezes que os pais levam crianças e elas correm para todos os lados brincando de pega pega, ou até mesmo briga de casal, quando você fala algo e um deles se sente incomodado.

Faça do inesperado, seu aliado.

A grande sacada é fazer com que, o que não estava no script se torne um improviso capaz de despertar no público uma admiração pela sua atitude.

Pode parecer loucura, mas no caso do professor Robert Kelly, ele poderia ter ganho ainda mais as pessoas se tivesse mostrado, ao invés de vergonha e desconforto, carinho pelos seus filhos naquele momento.

A arte de se sair bem de uma situação inesperada está na confiança do que se sabe e principalmente em saber lidar com imprevistos, o que não se sabe, ou seja, ter o preparo para agir quando for pego de surpresa.

Compreenda que se você vai fazer uma apresentação em público, seja ela pra 2 pessoas como para 1000, é porque você entende do conteúdo que está sendo tratado. E ter convicção no que se fala e confiança para falar, já te coloca em posição de vantagem para saber fazer do inesperado seu aliado.

Dicas de como agir diante do inesperado:

Quero enfatizar nesse post que não existe uma receita mágica a qual irá contornar situações inesperadas em uma apresentação, mas se você seguir o que estou dizendo, pode ter certeza que se sairá muito bem diante dela, caso resolva se manifestar.

  • Autoconfiança;
  • Convicção;
  • Paixão pelo tema;
  • Conhecimento;
  • Empatia;
  • Dinâmica;
  • Dicção Vocal;
  • Presença de Palco;
  • Linguagem Corporal;
  • Oratória e Retórica.

Se você desenvolver esses elementos citados acima, independente da sua profissão, a sua capacidade de influenciar outras pessoas, seja como um professor, vendedor, negociador ou até mesmo um palestrante, será potencializada de forma a lhe dar destaque na sua área de atuação como nenhum outro profissional tem.

A principal característica visível que diferencia os grandes profissionais dos que vivem no anonimato, é a capacidade de comunicar de forma plena e eloquente.

Nesse vídeo, que é uma paródia feita pelo canal “Jono and Ben“, que vai ao ar no canal Three da Nova Zelândia, mostra se a situação do professor Robert Kelly tivesse acontecido com uma mãe. Claro que é uma paródia bem humorada e criativa, e não estou dizendo que as mulheres talvez se sairiam melhor, mas o bom humor para as situações que parecem trágicas, em sua maioria, pode ser a saída ideal do ridículo para o sensacional!

Agora, sem sombra de dúvidas você já sabe Como Lidar Com Imprevistos, portanto, pratique e saia por cima sempre!

Livros Recomendados:

[amazon_link asins=’8535261729,858057935X,8502230409,B00QY13KYC,8543103908,B01M13YRLF,8539003988,B01CYSG9P0′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’3694b3b3-2da8-11e7-99ba-116a57444f7f’]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *