O Gesto do Príncipe Harry é satânico?

Junte-se a mais de 45 mil pessoas.

Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

Sabe aquele ditado: Uma imagem vale mais do que mil palavras? Então deve saber que ele nem sempre pode ser levado a sério.

Recentemente o príncipe Harry e a primeira dama dos Estados Unidos, Melania Trump, em um encontro formal no jogo dos Invictus em Toronto, ganhou repercursão instantânea por conta de um gesto.

Alguns aficcionados por teorias de conspiração chegaram a afirmar que esse gesto representa adoração ao diabo, afinal de contas esse tipo de afirmação faz sentido? Certamente que não!

De forma bem simples de entender, um gesto pode trazer diversas interpretações mesmo quando eles ocorrem de maneira proposital. É importante lembrarmos que culturas diferentes nem sempre atribuiram os mesmos sentidos que você para um determinado gesto.

O gesto do Príncipe Harry simboliza algo ruim?

Em outro artigo publicado aqui no blog, falamos da importância de saber utilizar gestos em suas apresentações e explicamos um pouco sobre seus significados.

Uma imagem estática nesse caso, uma fotografia, ela pode captar um determinado movimento que gera interpretações variadas. Essas interpretações em 99% das vezes estão equivocadas ao serem analisadas de forma isolada.

Por exemplo, se uma pessoa aparece com a mão no cabelo, não quer dizer que ela esteja mentindo ou omitindo alguma informação. Ela pode estar simplesmente ajeitando o cabelo. O mais próximo que se pode dizer é que essa pessoa está buscando por conforto interno. Mas não se sabe necessariamente o motivo, portanto ao analisar uma foto, o risco de estar certo reduz absurdamente se essa imagem não estiver acompanhada de outras para fazer a comparação.

Que tipos de gestos existem?

De uma forma rápida, prática e didática, cada tipo de gesto tem uma finalidade mesmo em categorias diferentes. Utilizamos essas categorias para simplificar o processo de análise.

  • Gestos pacificadores, utilizados para lidarmos melhor com o estresse. (puxar o colarinho da camisa, ajeitar a gravata, apertar o botão do paletó, coçar o nariz, sobrancelhas, etc…)
  • Gestos adaptativos, são utilizados para nos auto adaptar a uma situação afim de acalmar. (apertar as mãos contra os braços, coçar as mãos,  em suma, gestos que se assemelham com uma defesa)
  • Gestos ilustradores, aqueles que são utilizados para dar “imagem” em uma palavra. (fazer um círculo no ar ao falar sobre o planeta terra)
  • Gestos Emblemáticos, aqueles que tem intuito de informar uma opinião. (sinal de Ok, dedo do meio, V de vitória)

Tá, mas e o gesto do Príncipe Harry é satânico?

Como disse anteriormente, depende da cultura de cada povo e em qual categoria ele se enquadra.

No rock in roll esse gesto tem um significado como algo irado, no Texas ele pode ser considerado como símbolo de seitas satânicas, se você for na Itália ele é atribuído como um “amuleto” servindo de proteção contra mau-olhado. Ou seja, em uma cultura é sinal de sorte, já em outra de algo maligno.

No caso do príncipe Harry, se você assistir ao vídeo onde essa imagem foi tirada, verá que ele estava nervoso ao lado da primeira dama. O que pode ser devido à pressão, desconforto por estar no ambiente muito formal, o que não se dá pra ser afirmado.

O nervosismo dele pode ser percebido no momento em que ele aperta os lábios logo no início do vídeo. Logo em seguida, ele demonstra raiva, que está ligada diretamente ao fato de estar se sentindo desconfortável. Perceba que ele não olha diretamente para os fotógrafos, ele faz uma busca rápida e após os flashes se vira para as poltronas que estão atrás deles.

Se você prestar atenção no segundo 0:31, verá que ele prende o ar e dá uma “bufada” rápida, é uma forma de aliviar o nervosismo que está sentindo.

Ok, mas e o gesto?

Contrariando os que gostam de teorias conspiratórias, ao meu ver esse não é um gesto emblemático, mas sim um gesto adaptativo e pacificador. Pois ao mesmo tempo em que ele coloca a mão no paletó fazendo uma pose, ele toca com os dedos a parte do estômago, buscando alívio para o momento.

 

Facebook
Google+
LinkedIn
WhatsApp

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Junte-se a mais de 60.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

© 2019 · Linguagem das emoções. Todos os Direitos Reservados.