Designated Survivor e 8 aprendizados

Tempo de leitura: 2 minutos

Nossa dica de filme de hoje é na realidade dica de um belo seriado. Assistimos à 1ª temporada do #seriado, Designated Survivor, em tradução livre, Sobrevivente Designado.

Não vou dar spoilers aqui, se quiser saber sobre o seriado, vai precisar assistir. 
Talvez nos primeiros capítulos você ache que o seriado é meio morno pra frio, sem muita emoção, mas ele te dá aulas extraordinárias.

8 aprendizados de Designated Survivor

1 – Liderança 

Capacidade de desenvolver liderança em situações que irão exigir muito de você. Situações críticas exigem que você se prepare na prática. Uma das frases que mais me impactou durante o seriado, é quando o Presidente Kirkman ouve do comandante das forças armadas:
Táticas são para amadores, logística são para profissionais.

2 – Administração de conflitos

Conflitos se dá pelo fato de não concordar com algo. A falta de concordância pode estar associada ao elemento EGO. Nesse seriado vemos um líder de uma nação que foi obrigado a assumir esse cargo e não deixou esse EGO subir a sua cabeça.

3 – Negociação, Persuasão e Influência

Se ninguém acredita em você, e você precisa fazer com que uma nação passe a confiar nas suas ações, desenvolver habilidades que farão com que sua negociação seja sempre considerada pelos outros e conquistar admiração dos opositores.

4 – Tomadas de decisões

Tomar decisões em situações desafiadoras, e pior, sem saber qual seu impacto. No meio dos erros, o personagem principal mostra que decisões difíceis não tem data, nem hora, elas simplesmente aparecem sem bater a porta.

5 –  Assumir riscos

Uma decisão errada implica riscos, uma certa também implica outros tipos de riscos. O Presidente Kirkman demonstra sua capacidade de assumir riscos de forma exemplar. Não coloca culpa em terceiros quando algo sai errado.

6 – Transparência

Ao invés de omitir ou inventar histórias para justificar tomadas de decisões que deram erradas, o Presidente Kirkman pede que a verdade prevaleça sempre. Não tenta “calar” os jornalistas. Se existe ou não políticos honestos, eu não posso afirmar, mas que nesse seriado, o Presidente Kirkman é a figura do político honesto tentando sobreviver no meio de conspirações (ops…não vou dar spoiler ;-))

7 – Gestão de equipe

Pessoas certas para funções certas. Gestão de equipes é tratado dentro do seriado com 3 subordinados diretos, e esses 3 lidam com outras pessoas em outros níveis. 

8 – Comunicação e Marketing Político

Comunicação é tudo, saber fazer o uso adequado da comunicação é uma preciosidade. Aqui vemos um bom marketing político, sem ter que inventar mentiras para se promover. Você não vai ver uma comunicação agressiva como a do Presidente Trump. Mesmo todas polêmicas que surgem na trama, são tratadas com transparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *