Vídeos

O que assistir na Netflix nessa quarentena? 10 Filmes e Séries

Anderson Carvalho
Escrito por Anderson Carvalho em 05/05/2020
5 min de leitura
O que assistir na Netflix nessa quarentena? 10 Filmes e Séries

O que assistir na Neflix?

O que assistir na Netflix nessa quarentena que possa ajudar você com a linguagem corporal?

Tenho recebido uma certa requisição de perguntas sobre o que assistir na Netflix para aprender linguagem corporal. Achei bastante interessante e resolvi aqui postar algumas séries que acredito que irá te entreter durante esse período de confinamento.

Vale lembrar que estou sugerindo conteúdos para fins de entretenimento, não se dá pra aprender linguagem corporal por nenhuma série ou filme, mas irá sem sobra de dúvidas ampliar sua percepção e trazer insights bem interessantes.

MindHunter

MindHunter (Caçadores de Mente em tradução livre), é uma das melhores séries investigativas que existe.

A série se passa em 1977, nos primórdios da psicologia criminal e gira em torno de dois agentes do FBI, interpretados por Jonathan Groff (Holden Ford) e Holt McCallany (Bill Tench), que entrevistam assassinos em série presos para tentar resolver casos da época.

O que mais chama a atenção em Mindhunter, é que todos os crimes mostrados na série aconteceram na vida real e os atores e toda equipe conseguiu remontar os personagens com muita precisão.

Casos envolvendo serial killers como: Edmund Emil “Big Ed” Kemper III, acusado de 10 assassinatos, incluindo o de sua própria mãe, Clarnell Strandberg-Kemper.

Charles Manson, o “maluco beleza” que motivou jovens a cometer assassinatos, dentre vários outros divididos em 2 incríveis temporadas.

Confira algumas cenas comparando atores e os personagens reais:

Manhunt Unabomber

Ted Kaczynski, o Unabomber colocou medo em todo Estados Unidos por 17 anos antes de ser preso em 1996. Ted enviava bombas por correspondência para cientistas, professores universitários, executivos de companhias aéreas e empresários, e desafiava o FBI.

Ted era um matemático brilhante formado em Harvard, doutor pela Universidade do Michigan e professor em Berkeley.

Durante muito tempo acreditava-se que o Unabomber era um ex funcionário de uma companhia área. Seguindo pistas erradas, por conta de uma marcação em um dos envelopes, perceberam que estavam em busca da pessoa errada quando os agentes foram acompanhar como era o despacho das correspondências.

A maneira como os investigadores traçaram o perfil até chegar em Ted é fascinante.

Conversando com serial Killer Ted Bundy

Theodore Robert Bundy, mais conhecido como “Ted Bundy” foi um dos mais perigosos assassino em série americano que sequestrou, estuprou e matou várias mulheres jovens na década de 1970.

Asseado, agradável, charmoso e eloquente são habilidades que características mais marcantes. Estudante de direito Ted era altamente persuasivo e sua inteligência e poder de atração que exercia sobre as mulheres fazia com que passasse livre de qualquer suspeita.

Estimasse que Ted tenha matado cerca de 100 mulheres, mas confessou apenas 36. É uma das séries que realmente vale muito ser assistida.

Criminal

Criminal é uma série europeia dividida em quatro países (Espanha, Alemanha, Reino Unido e França) seguindo o mesmo molde. Cada uma com personagens, atores e histórias diferentes. Os episódios dramatizam as salas de interrogatórios da polícia, algo que não existe aqui no Brasil, usadas para tentar descobrir detalhes sobre os crimes cometidos.

O foco da série é em entrevista cognitiva, onde dois profissionais atuam do lado de dentro da sala e outros assistem do lado de fora com equipamentos super avançados.

A Mente do Assassino: Aaron Hernandez

“Killer Inside” é um documentário em três episódios mas muito rico sobre os crimes reais que envolve a estrela e ex-jogador da NFL, Aaron Hernandez. Um jovem latino-americano que jogou pelo New England Patriots e se tornou a principal estrela do time.

A série trás a tona o passado conturbado de Aaron e remonta como era a convivência entre amigos, parentes e colegas de time.

Perícia Viciada

A série documental revela o escândalo que explodiu em 2013, quando a polícia de Massachusetts prendeu a farmacêutica Sonja Farak.

Sonja trabalhava no laboratório criminal e adulterava as evidências, entretanto, com a investigação surgiram evidências que ela fazia uso das drogas que eram apreendidas.

A manipulação de Sonja teve impacto em 30 mil casos, tendo assim, um impacto enorme nos resultados de sentenças.

Por Dentro da Mente do Criminoso

Apesar de ter apenas 4 episódios, assistir na Neflix a série documental que trás especialistas e casos de grande repercusão pela óptica de profilers, fará você ver um criminoso com uma visão mais ‘refinada’.

Um dos temas discutidos ao longo da série está ligado ao comportamento do criminoso, nato ou Adquirido?

O destaque do seriado (na minha opinião) deixo para os estudos de Adrian Raine, professor de Criminologia, que virou o livro Anatomia da Violência. Ele estudou as diferenças entre um cérebro comum e o cérebro de criminosos violentos, incluindo assassinos em série.

O que assistir na Netflix

O Povo Contra OJ Simpson

Essa é especial, e vou dar apenas 3 motivos para que você assista os 10 episódios de uma história real que se tornou série:

  • Mostra como o sistema judicial é falho
  • Continua atual
  • E mostra como os vieses influenciam nas decisões finais

Ela iniciou na Fox, e agora é possível assistir na Netflix.

O que impressiona na série além de todos esses pontos é justamente os vieses estarem presentes a todo momento.

O fato de O.J. ser um atleta negro bem sucedido, fez com que tivesse apoio de grande parte do público devido devido estratégias utilizadas pelos seus advogados.

Dessa forma, as acusações de assassinato pareciam apenas uma perseguição a pessoa dele e não um fato que poderia ser provado, mesmo com todas provas em mãos.

Gênio Diabólico

Parece Jogos Mortais pela bizarrice, porém é uma história verídica.

Um entregar de pizzas entra no banco com um colar no pescoço e uma bengala em mãos e entrega um bilhete para o caixa anunciando que se tratava de um assalto.

O colar era um explosivo e a bengala era uma arma.

As investigações mostraram que o assalto se baseava em jogos. Para que a bomba fosse desativada, deveria cumprir etapas ou um timer iria disparar a bomba. O que acabou acontecendo rapidamente, e explodindo a cabeça do entregador de pizza.

O que chama a atenção nessa série é o poder de manipulação e engenhosidade de duas pessoas que não irei relatar para não estragar caso você decida assistir.

Clêmencia

Clemência – A História de Cintoya Brown, uma garota que aos 16 anos de idade é condenada a prisão perpétua por assassinato. Apesar do caso em si merecer uma bela discução, não é o objetivo aqui desse post. Chamo sua atenção para todas entrevistas feitas, as análises em si e os métodos utilizados pelos psicólogos forenses na avaliação.

Você verá protocolos sendo utilizados para avaliar motivadores e comportamento de Cintoya.

Olá, Sherlock,

o que você achou deste conteúdo? Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *