Como Uma Boa Comunicação Pode Impulsionar Sua Carreira

Tempo de leitura: 7 minutos

Para que tenhamos êxito em nossa carreira, é de grande importância saber lidar com pessoas e principalmente comunicar com elas. Como uma boa comunicação pode impulsionar sua carreira, não é apenas mais um artigo que você irá ler aqui.

A comunicação não é simplesmente sobre falar bem, aliás, curso de oratória é uma excelente opção, mas não é suficiente se seu objetivo é se tornar convincente.

Gosto da analogia de que nosso cérebro é como uma esponja daquela que usamos para lavar louças. Ela tem a capacidade de absorver conhecimento da mesma maneira que uma esponja absorve água e sabão.  Mas absorver conhecimento e não organizar esse conteúdo de forma que possa ser praticado, não vai servir para muita coisa se você precisa que outras pessoas desempenhem uma função.

Um dos homens mais ricos do planeta, o multi bilionário Warren Buffet, se orgulha de ter na parede do seu escritório um certificado de comunicação, onde segundo ele, esse curso mudou completamente a forma de relacionar com as pessoas.

O que é comunicação

Comunicação não é sobre o que você fala ou faz, mas como o outro te vê e escuta. Falar bem não é suficiente, é preciso falar adequadamente, de forma que a outra pessoa compreenda cada palavra que está sendo dita.

Um bom comunicador sabe passar bem suas ideias, já um excelente comunicador consegue expressar sua mensagem de forma que a alma da pessoa absorva e tome uma ação diante do que foi passado.

Assim como tudo se desenvolve e a intenção é que se aprimore, a comunicação não é mais apenas sobre oratória, como na Grécia antiga era um assunto vital entre os estudantes que desejavam discursar e persuadir seu público.

Como Uma Boa Comunicação Pode Impulsionar Sua Carreira

Te colocando em posição não apenas de destaque diante de outras pessoas, mas te colocando como uma referência no assunto que você domina.

Um exemplo simples de ser entendido, é você ir a uma palestra onde cientistas e estudiosos de uma determinada área falam sobre um assunto com muita propriedade, porém, somente quem é do convívio consegue entender o que está sendo dito. Trazemos esse exemplo para o judiciário, onde os advogados argumentam e falam muitíssimo bem, demonstram conhecimento profundo sobre o que falam e conseguem explanar suas interpretações, porém se você não for uma pessoa do mesmo convívio, escutará um monte de coisas que não farão sentido algum. As vezes nos sentimos como estivéssemos ouvindo alguém falando com um idioma que desconhecemos.

Qual a base da comunicação

Se a base da comunicação não é sobre o que você passa, mas como é compreendido, precisamos então entender que, o que realmente irá importar não é o quanto se sabe, mas o quanto você sabe e é capaz de ajudar a outra pessoa que o escuta.

Como Uma Boa Comunicação Pode Impulsionar Sua Carreira

Diante  disso, é importante trazermos um estudo realizado pelo Dr. Albert Mehrabian, professor da UCLA, onde em um estudo realizado, menciona a importância de entendermos que, o que se fala e o que não se fala verbalmente é importante ao transmitirmos uma mensagem.

O estudo não descarta a importância do que será dito, apenas enfatiza que devemos nos atentar às outras etapas da comunicação, pois são elas que nos ajudam a tomar decisões, já que agem diretamente em nosso emocional, onde este é responsável por 95% das tomadas de decisões.

Não adianta negligenciar o texto e não se preocupar com as informações que estão dentro do seu artigo. O conteúdo é valioso, mas o que realmente o povo deseja saber é o que significa, de forma simples e prática.

Gosto de dizer que a teoria é linda, mas não serve para muita coisa se você não souber explicá-la. Certa vez fui convidado a dar uma palestra para estudantes  de design, e quando mencionei isso, o professor ficou incomodado, na mesma hora ele disse que não era assim. Eu perguntei, não? Então explica pro seu consumidor o que significa esse monte de cores e quais os sentidos disso.

Naquele momento ele percebeu do que eu estava falando. Que não adianta ter uma teoria linda e complexa se não souber entregá-la para quem realmente vai utilizar.

Steve Jobs entendia bem desse conceito, e não estou falando apenas de suas incríveis apresentações ao lançar produtos, mas quando ele resolveu disponibilizar para o mundo o conceito de informática que conhecemos hoje. Antigamente, computadores além de serem grandes e caríssimos, eram difíceis de utilizar e tinham funções específicas. Ele simplificou um processo complicado onde poucos sabiam utilizar uma máquina, permitindo que qualquer pessoa pudesse utilizá-la para diversas finalidades.

Quais maiores benefícios de uma boa comunicação

Expressar ideias com clareza

As pessoas tem muitas coisas a dizer, mas não conseguem pelo fato de não terem clareza ou certeza no que querem dizer. Isso pode ser a falta de confiança em si próprio, onde o nível de autocrítica fala muito alto como também falta de confiança no conteúdo a ser repassado.

As vezes você pode saber tudo sobre o conteúdo a ser passado, mas tem tantas informações que não consegue organizá-las de modo que consiga fazer a mensagem fluir, com isso acaba tropeçando em pontos que podem ser cruciais para a sua mensagem.

Ser convincente

Sabe aquelas pessoas que dizem que fazem e acontecem, mas quando você olha para elas não consegue ver isso de maneira alguma? Em alguns casos, ela pode até estar falando a verdade, mas na maioria das vezes não é o que ela diz ser, na verdade ela tem vontade de ser daquela forma.

Em outro artigo, falamos sobre o poder de saber persuadir

Ser mais convincente é fundamental para fechar negócios ou até mesmo conseguir apenas iniciar uma conversa com alguém que possa ser a porta de entrada para algo que você almeja tanto.

Ser notado como líder

A principal característica de um líder é a habilidade de comunicar com as pessoas. Desde um líder em uma companhia, como um presidente de um país, a principal habilidade notada quando é perguntado o que ele tem diferente dos demais é: “ele sabe como encantar as pessoas.”

Em outro artigo, mostramos as principais habilidades de um grande líder

Encantar pessoas não é ser bonzinho a todo tempo e nem concordar com o que é errado, mas saber lidar com as pessoas, expor o problema e saber influenciar as pessoas a resolverem esse problema.

Saber argumentar

Argumentar não é gerar embates, mas debater de forma a respeitar o ponto de vista da outra parte. Quando sabemos comunicar de forma excelente, os argumentos fluem sem depreciar o ponto de vista do outro e sem ser invasivo e desagradável.

Como a própria frase que o filósofo Mário Sérgio Cortella sempre menciona:

“O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las”

Argumentar respeitosamente só mostra que você sabe entender o ponto de vista do outro e colocar o seu, sem impor uma verdade na qual você acredita.

Em outro artigo, ensinamos o que é Argumentação Irrefutável

Ser empático

E por fim, mas não o menos importante, a criação de empatia com as pessoas que estão à sua volta. Ser empático em um mundo onde as pessoas sofrem de antipatia e se tornam cada vez mais apáticas é como encontrar uma garrafa de água mineral no meio do deserto.

Vivemos um mundo cada vez mais frio e ao mesmo tempo sensível em determinadas situações. Tudo muito a flor da pele, qualquer coisa é motivo pra ser taxado como racista, homofóbico, preconceituoso, fascista e por aí vai…

Estamos vivendo a era dos polos. Tudo está polarizado. É oito ou oitenta e ponto final.

Criar empatia e saber lidar com as pessoas como as dicas que aqui mencionamos, pode fazer total diferença em sua vida e na sua área de atuação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *