Utilize Gestos Em Apresentações

Tempo de leitura: 6 minutos

Utilize Gestos Em Apresentações

Utilize Gestos Em Apresentações para engajar melhor seu público. Esse é um dos elementos que mais tem o poder de envolver as pessoas que o assiste.

Os gestos tem o poder de fazer com que as pessoas lembrem de algo. Existem diversos tipos, entre eles o emblemático e o simbólico. Ambos se utilizarem deforma adequada, valorizam suas apresentações e tem poder de fazer com que se lembrem de você.

Um exemplo é: E o salário Óhhh!

Mesmo as pessoas na imagem estarem em situações e contextos completamente diferentes a do Professor Raimundo, certamente o primeiro significado que atribuímos para a imagem abaixo, é uma menção ao bordão que ficou famoso no final da Escolinha do Professor Raimundo.

Professor Raimundo

Quando devo utilizar Gestos?

A todo momento! Gesticular de forma adequada, pode fazer com que sua apresentação, engaje mais as pessoas que te assistem. Mas o grande X, é como utilizá-los de forma que pareça algo natural, e não forçado como é possível ver algumas pessoas fazendo.

Se você analisar comunicadores como Silvio Santos, o especialista em liderança, Simon Sinek e o coach Tony Robbins, você perceberá que essas pessoas tem uma forma particular de se comunicarem com o público, cada um tem sua característica individual mas a maneira que gesticulam são muito semelhantes.

É comum perceber pessoas utilizando sua expressão corporal de uma maneira que não os valoriza. Enquanto algumas pessoas parecem artificiais, outras demonstram completa timidez ao se expressar em público com o corpo.

Vale lembrar que ambos precisam estar em sintonia plena, ou seja, é um casamento perfeito entre a Linguagem Corporal e as palavras ditas.

Quais eu devo evitar?

Significados em torno dos vários tipos de gestos podem ser os mais inimagináveis possíveis. Isso porque existem culturas e histórias diferentes em todos os lugares. Algo que pode sinalizar positividade em determinada região, pode ser absurdo em outras. Da mesma maneira que uma gíria pode ser interpretada de maneiras diferentes em lugares distintos.

Esteja atento para que o que você diz, e a maneira como diz, esteja coerente com sua Linguagem Corporal ao se expressar.

Gestos simbólicos como: cornuto, figa, ok, são gestos que podem trazer significados distorcidos em uma mesma plateia. Portanto, evite, substitua-os.

  • Cornuto é um típico gesto utilizado na Itália, e como o próprio nome sugere, está relacionado a ser “corno”. Mas esse mesmo gesto é representado pelos roqueiros e a conotação é de algo tipo; YEAH, YES, UHUHH. Já para outras pessoas, esse mesmo sinal pode ter significados mais fortes como: sinal de adoração utilizado em uma seita.
    Vale lembrar que um gesto tem o significado que você o dá, ou seja, da mesma maneira que outras pessoas atribuíram um significado para o gesto, elas o interpretam da maneira que o compreendem.

  • Cornuto

 

 

 

 

 

  • Figa é considerada para alguns um símbolo que representa a sorte, para outros tem apelo sexual. Certa vez vi uma senhora aterrorizada na plateia dizendo MEU-DEUS-DO-CÉU-QUE-POUCA-VERGONHA-DESSE-SENHOR! Por conta de um palestrante ter feito uma figa.
  • Figa

 

 

 

 

 

  • Sinal de OK

OkEm alguns lugares aqui no Brasil, esse sinal representa algo estúpido, de como mandar alguém para um lugar nada agradável. Nos EUA é um sinal de positivo, que você está de acordo com o que está sendo dito.

Além desses citados acima, existem vários outros. E não vamos perder tempo em mostrar origem e quais não devem fazer, mas sim em quais você deve utilizar para valorizar sua Linguagem Corporal.

Quais eu devo fazer?

Ao fazer apresentações em público, utilize gestos que referenciam o que você diz de forma não verbal. Aqueles que estejam de acordo com as palavras ditas.

Se você está falando sobre tamanhos, faça com que sua plateia perceba o quão grande são os benefícios, ou pequeno são os problemas que a empresa terá de enfrentar naquele semestre.

Utilizar as mãos para demonstrar algo nas suas apresentações, além de valorizá-las, transmitem segurança e confiança. Um dos motivos que isso acontece é respondido pelos cientistas ao longo dos séculos. Mostrar as mãos é sinal que não tem nada a esconder. Para entender melhor, o que um suspeito faz ao ser abordado por um policial? Ele ergue as mãos acima da cabeça!

Utilize Gestos Em Apresentações que sejam amplos e coerentes com suas palavras.

Gestos Envolventes

Valorize os tamanhos dando ênfase com as mãos ao falar. Quando suas mãos aparecem de forma “natural”em suas apresentações, algo meio “hipnótico” acontece com o público. Ele se sentem parte daquilo. É como se você o incluísse não apenas nas palavras, mas na situação como um todo. O grau do importância é elevado para outro patamar.

Utilize gestos que transmitem inteligência

Eis uma das mais poderosas formas de se posicionar que gera impacto e prende a atenção de quem o assiste. Esse gesto, chamado cúpula do poder, ou campanário, a função dele é transmitir mais confiança, e intelectualidade a mensagem que está sendo dita. No caso de estar ouvindo, o significado é semelhante, é de que você está prestando atenção em tudo.

Ele projeta no público a imagem de uma pessoa que sabe do que está falando, a imagem de alguém que tem propriedade e que está seguro ao falar sobre um determinado assunto.

Ao fazer esse gesto fique atento a não entrelaçar os dedos, pois o entrelace é sinal de desconforto e insegurança. A Cúpula do poder é um gesto onde apenas as pontas dos dedos se tocam de maneira sutil.

Inicie e finalize com o Venha a nós“.

Depois da cúpula do poder, esse é um dos gestos que mais criam conexão com o público. Eu o chamo de “Venha a nós” pelo fato de lembrar a imagem de Jesus Cristo retratada em diversas imagens ilustrativas. Como o próprio Cristo demonstrava, é uma imagem que tem um significado profundo e denso, ela demonstra que estou aqui, venha a mim que eu te ajudarei.

Gesto de Abertura

Ao finalizar uma apresentação utilize esse gesto sem nenhuma vergonha, ele fará com que você saia da sala mais radiante do que entrou. É uma forma de receber os aplausos mas sem se exibir. Ele permite que as pessoas o vejam de maneira aberta.

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Congresso online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

Livros Recomendados:

[amazon_link asins=’8578881044,856548212X,8501069108,8573128267,8532307078,8575421824,8575429051,B01FT9MASG’ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’425f190d-2c4a-11e7-936b-e15cffd12cbb’]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *