As técnicas poderosas do melhor orador do mundo

As técnicas poderosas do melhor orador do mundo

Todos os anos a Toastmaster International realiza conferências para eleger o melhor orador do mundo. Nesse ano, a disputa pelo título de melhor orador durou seis meses e teve mais de 30 mil pessoas disputando o tão sonhado título.

Dentre os critérios utilizados para o julgamento, estão:

  • estrutura do roteiro utilizado;
  • tema;
  • utilização adequada da entonação vocal;
  • utilização das palavras que mais se adequam;
  • utilização da Linguagem Corporal;
  • presença de palco
  • desenvoltura na comunicação

O melhor orador do mundo

No dia 26 de agosto, Manoj Vasudevan, um empresário indiano, consultor de gestão que reside em Singapura, foi eleito o melhor orador do mundo. Com o tema Pull Less, Bend More (em tradução livre, “puxe menos, empurre mais”)

Mesmo o vídeo original estando em inglês, e caso você não entenda o idioma, não se preocupe, veja a desenvoltura de Manoj Vasudevan no palco. Desde as pausas até sua performance, a maneira como ele fala e se posiciona diante do público.

Assista ao vídeo na íntegra

Ele imediatamente desarma o público

Manoj Vasudevan equilibrou seu discurso com humor e sinceridade o tempo todo. Ele sorri deliberadamente por 11″ segundos antes de começar a falar, e olha atentamente para a plateia. Essa técnica é uma maneira de demonstrar que é confiante e, um meio de criar empatia com as pessoas que o assistem.

Mensagem simples, clara e consistente

Ao iniciar sua fala, ele demonstra que seu roteiro foi elaborado mostrando um problema e a solução. Ele conta para o público sobre uma história que aprendeu com seu casamento.

Em seu discurso, ele demonstra abertamente para o público, deixando que suas “fraquezas” sejam expostas, que tinha uma auto imagem errada a seu respeito, achando que era perfeito.

Temos um artigo onde mostramos como você pode fazer apresentações impactantes

Vasudevan conta que foi falar com sua mãe e ela assegurou que esse problema era algo que os dois sofriam e que precisavam encontrar um ponto de flexibilidade, se quisessem continuar juntos.

Durante seu discurso utilizou metáforas para ilustrar a mensagem. Colocou sua mãe como um cupido na relação desgastante que tinha com sua esposa, mostrando o quão importante foi seu conselho.

Ele fala para uma pessoa e não para uma multidão

Vasudevan disse que durante seu discurso, busca conectar visualmente com uma pessoa de maneira aleatória, para que crie mais proximidade e se torne mais pessoal sua mensagem.

“estou olhando para alguém e conversando com ele. É uma grande audiência, mas continuo escolhendo uma pessoa aleatória que está interessada em me ouvir e eu olho para a pessoa”.

Ser o mais próximo possível do público, tratando o conteúdo como fosse para um e não para todos. Dessa maneira, quem ouve a mensagem tem maiores chances de se identificar com ela.

A Linguagem Corporal

Com uma performance corporal leve quando precisou ser leve, e dramatizada quando era necessário, Manoj Vasudevan utilizou toda sua Linguagem Corporal com perfeição em seu discurso, fazendo-a ser percebida como algo natural, que fazia parte dele.

Temos um artigo onde ensinamos como utilizar os gestos em suas apresentações

Fez o uso dos gestos ilustradores de forma que pudesse transmitir para o público a emoção que queria passar com a fala. Fez uso adequado da postura aberta, demonstrando confiança e domínio sobre o que dizia. Gesticulava dentro do time ideal, sempre fazendo o uso das mãos espalmadas, que é uma demonstração de sinceridade com o público.

Ao ilustrar o gesto de puxar a corda de um arco, ele ilustrou com precisão o movimento, como aquilo tivesse sido algo natural e não forçado.

A estrutura da Mensagem

Uma das coisas mais incríveis ao assistir a palestra de Vasudevan, é que em pouco mais de 7″ minutos ele conseguiu transmitir sua mensagem utilizando toda estrutura de um discurso perfeito.

Estrutura do discurso perfeito:

  • Mensagem / Slogam;
  • Tema central;
  • Mostra o problema, mas dá a solução;
  • Coadjuvante, alguém que contribui para o desenrolar da história;
  • Ato I – Apresenta o problema
  • Ato II – Mostra qual é a solução e como resolveu o problema
  • Ato III – Mostra o que acontece depois que o problema é resolvido.

Confira o infográfico abaixo:

Estrutura do Discurso Perfeito

 

Quem sabe você também pode se tornar o melhor orador do mundo? Separamos alguns livros para que você possa iniciar seu aprendizado.

[amazon_link asins=’858057935X,B01HFPP6JM,B00KYWLIUU,B00DN8P6Y6,8502230409,8532647626,8575429051,B00KBVR0YC’ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’d0d36c5f-c57d-11e7-8d12-f7add36ee9aa’]

Anderson Carvalho

Perito em Análise de Credibilidade, especialista em entrevista investigativa e análise de Microexpressões faciais. Coordenador da Pós Graduação em Perícia Forense em Análise de Credibilidade e Inteligência Investigativa. Professor de Entrevista Interrogatório Estratégico e Análise de Credibilidade na Pós-Graduação em Tribunal do Júri. Graduado em Perícia Forense e Investigação Criminal, Pós- Graduando em Boas Práticas de Entrevista Investigativa. Pós-graduando em Ciências Criminais. Professor de Entrevista Investigativa na Formação de Peritos em Análise de Credibilidade na Academia Internacional de Linguagem Corporal. Perito em Expressões Faciais FACS (Facial Action Coding System), METT e SETT pelo renomado Paul Ekman Group. Especialização em Codificação Científica pelo FM-G (Portugal) Coordenador do HEP - Hub de Excelência Pericial. Assistente técnico com dezenas de atuações na área criminal.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *