Segredos da Linguagem Corporal Que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 4 minutos

Segredos da Linguagem Corporal

Por mais de uma década, o especialista em Linguagem Corporal Robert Phipps analisou e comentou sobre algumas das personalidades mais poderosas, famosas e influentes do mundo. Perguntamos a ele como poderia identificar sete características que possam revelar sentimentos e até mesmo “pensamentos” de pessoas quando estamos próximos a ela.

“Estudos mostram que o elemento da Linguagem Corporal é crucial para a compreensão completa de outra pessoa”, revela Phipps, “como seus movimentos corporais, gestos e sinais expressam as emoções por trás das palavras.

É também parte da escuta ativa, a capacidade de observar a Linguagem Corporal da pessoa com quem fala, é possível mostrar compreensão com pequenos e discretos acenos ou movimentos da cabeça, expressões faciais e sinais de mão, assim você pode desempenhar um papel mais ativo e bem sucedido nas interações.

Como saber se alguém está mentindo para você?

Não há nenhuma maneira definitiva de dizer se alguém está mentindo para você através da Linguagem Corporal, existem milhares de mitos quando entra nesse assunto – como depende do tipo de mentira e de cada pessoa. No entanto, existem algumas boas regras para trabalhar e todas elas estão nas mudanças de padrões e comportamentos.

Um exemplo é quando se está falando com uma pessoa que tudo parece ir bem, onde o contato visual é claro e objetivo e, de repente a pessoa evita continuar mantendo esse contato visual. Não se pode afirmar que é uma intenção clara de mentir, mas existem fortes indícios que o que está sendo conversado causa constrangimento e por estar desconfortável a pessoa evita esses contatos visuais. Tanto que pode ter uma intenção de esconder informações e fatos.

Como ter certeza se alguém está incomodado com você?

A maioria das pessoas pode perceber quando incomoda alguém. Você não teria chegado neste momento da sua vida sem essa capacidade, que é construída ao longo do tempo com experiências e aprendizagens que evoluem da infância.

As crianças são muito boas em entender a linguagem corporal e, como tal, assumir determinados comportamentos para ajudá-las a lidar com situações desconfortáveis, que muitas vezes são levadas para a idade adulta. Expressões faciais, postura corporal, respiração e o piscar de olhos mudam para suprimir deliberadamente e mostrar nossa raiva, frustração, dor.

Como saber se alguém se sente atraído por você?

Através do espelhamento ou rapport, é possível identificar se uma pessoa está mais próxima ou distante de você quando se trata de “afinidades.”

Em termos de atração física, ter sincronia com a outra pessoa é primordial, já que a intenção é conquistá-la. Nossos corpos naturalmente parecem responder aos comandos não verbais da outra pessoa. Ao cruzar as pernas ou inclinar em direção ao outro, ao pegar o copo para beber, quanto mais houver sincronicidade com os movimentos do corpo, mais atraente a outra pessoa se encontrará para você.

É importante lembrar que a técnica do Rapport, é algo que deve ser praticada até se tornar natural. Com prática e treino, os movimentos se tornam mais agradáveis aos olhos da outra pessoa.

Como posso saber se alguém está escondendo algo?

Tal como acontece com a mentira, há mudança de comportamento que não se encaixa, sendo importante sempre analisar situações e contextos antes de fazer afirmações equivocadas que se tornam em julgamentos. Ao contrário da sincronicidade conquistada através do espelhamento/rapport, nesse caso a pessoa não a demonstra em momento algum. Quando tenta mostrar que está de acordo ou que todas as cartas estão sobre a mesa, fica claro que existe um desconforto por parte do outro. Gestos rápidos com a intenção de tirar a atenção da pessoa ou interromper uma fala e até mesmo falar sem dar espaço, se resume a “obstruir” o outro.

Como saber se uma pessoa é altamente confiante?

Pessoas que tem nível de confiança elevado, apresenta elementos de dominância como: passos largos ao caminhar, postura ereta e ombros para trás, o peito aberto que é capaz de permitir respirar melhor –  o que, por sua vez, permite mais oxigênio circulando no cérebro, dando mais condições de pensar melhor e tomar decisões mais assertivas. Possuem gestos amplos e firmes, falam mais em fazer do que tentar, tem a cabeça ereta permitindo que as pessoas possam ver seus olhos claramente e ter contato visual.

Autor: Robert Phipps

Matéria original: https://www.thegentlemansjournal.com/

Adaptação e tradução: Academia de Linguagem Corporal

Quer aprender Sobre Linguagem Corporal?

Você pode aprender mais sobre a Linguagem Corporal de forma muito mais ampla do que possa imaginar. Sabe como? No Maior Congresso online já produzido, onde especialistas de 10 países em diversas áreas, ensinarão como a Linguagem Corporal pode te beneficiar.

 

Livros Recomendados:

[amazon_link asins=’B01M13YRLF,8532307078,8575421824,B00KBVR0YC,B01FT9MASG,8575429051,8532638171,8532602088′ template=’ProductCarousel’ store=’coach0b3-20′ marketplace=’BR’ link_id=’df555444-34dc-11e7-b4b6-13d7c2eb772e’]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *